Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Casagrande anuncia 450 novas prisões ao inaugurar totem de Jardim Camburi

Casagrande anuncia 450 novas prisões ao inaugurar totem de Jardim Camburi

Por assessoria / Foto: Wilbert Suave

Governador atendeu pedido do deputado e inaugurou equipamento que conecta a população ao Ciodes e reforça a vigilância da orla de Camburi

O bairro de Jardim Camburi, em Vitória, ganhou hoje (9) um importante reforço na segurança pública com a inauguração de um novo totem de monitoramento eletrônico instalado na praia de Camburi, próximo aos parques Costeiro e Atlântica Parque. O equipamento foi um pedido do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), morador do bairro, e atendido pelo governador Renato Casagrande (PSB).

Durante o evento, Casagrande destacou que o uso da tecnologia de reconhecimento facial já resultou na prisão de 450 pessoas, entre elas estupradores e homicidas, em todo o Espírito Santo, até esta quarta-feira (8).

“Chegamos ontem à prisão de 450 pessoas, condenadas pela Justiça e capturadas graças à biometria facial. É tecnologia na veia para proteger o povo capixaba e reduzir a impunidade”, afirmou o governador. Ele também lembrou que Vitória está há 31 dias sem homicídios e que 57 dos 78 municípios capixabas já superaram a marca de 30 dias sem registro de assassinatos.

O totem de segurança é equipado com câmeras de alta resolução, reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, sistema de comunicação direta com o Ciodes, sinalizador luminoso (giroflex) e sensor de presença, que permite o acompanhamento em tempo real das imagens pelas forças de segurança. O sistema integra o Cerco Inteligente, conectando a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros em ações preventivas e de resposta rápida.

Gandini fez questão de levar a filha, Mariana, 7 anos, que participou simbolicamente da inauguração ao lado do governador. Sob orientação de Casagrande, ela foi quem acionou o botão de comunicação direta com o Ciodes, testando o sistema em tempo real. “Aperte aqui, Mariana, por favor”, pediu o governador, que acompanhou a resposta imediata do centro integrado de operações.

“Trouxe a Mariana porque este totem representa mais segurança para as nossas crianças. Aqui é um espaço que vive cheio de famílias, e essa tecnologia nos traz tranquilidade. É uma ação simbólica que mostra o novo conceito de segurança: com inteligência, prevenção e integração entre as forças policiais e a comunidade”, destacou Gandini.

O deputado também sugeriu ao secretário de Estado da Segurança, Leonardo Damasceno, a instalação de outro equipamento na Praça Nilze Mendes, uma das áreas mais movimentadas do bairro. “O totem é um sucesso e certamente teremos novas etapas do projeto”, disse Gandini, que aproveitou para enumerar as obras e investimentos do governo Casagrande em Jardim Camburi.

Damasceno ressaltou o papel estratégico da região e o avanço do Cerco Inteligente no Estado. “O governador implantou 500 câmeras em ônibus, 300 viaturas com reconhecimento facial e ampliou os pontos móveis de monitoramento. Isso já está resultando em novas prisões e na recuperação de veículos e objetos roubados”, afirmou o secretário.

Em nome da Câmara de Vitória, o vereador Bruno Malias (PSB) comemorou a entrega e reforçou a importância de expandir o projeto. “É mais proteção para as famílias e compromisso com a comunidade. Defendo que o próximo totem seja instalado na Praça Nilze Mendes, pelo grande fluxo de pessoas. E seguimos defendendo a criação de um batalhão da PM em Jardim Camburi”, destacou o parlamentar, ao lado dos colegas Pedro Sarkis (Podemos) e Aloísio Varejão (PSB).

Ao encerrar o evento, Casagrande seguiu para Jardim da Penha, onde o governador inaugurou outro totem em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Também participaram da solenidade os deputados estaduais Denninho Silva (União Brasil) e Mazinho dos Anjos (PSDB).

 

Casagrande anuncia 450 novas prisões ao inaugurar totem de Jardim Camburi

Casagrande anuncia 450 novas prisões ao inaugurar totem de Jardim Camburi

Casagrande anuncia 450 novas prisões ao inaugurar totem de Jardim Camburi