Por assessoria / Foto-legenda: Marcos Caran, presidente do Democracia Cristã ES, e deputado Wellington Callegari / Crédito:Divulgação
Evento será no próximo mês em Cachoeiro de Itapemirim, marcando o início do projeto rumo ao Senado em 2026
O deputado estadual Wellington Callegari confirmou sua filiação ao Democracia Cristã (DC), partido que tem como bandeiras a defesa da família, do conservadorismo, da ética e da liberdade individual. A cerimônia oficial acontecerá no dia 29 de novembro, às 9 horas, no tradicional Bar Bom Food Club, em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Estado.
A filiação marca um novo capítulo na trajetória política de Callegari, que obteve autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para deixar o antigo partido sem risco de perda de mandato. A mudança abre caminho para uma fase de maior autonomia política e consolida seu projeto de disputar o Senado Federal nas eleições de 2026.
Novo ciclo e fortalecimento do DC no Espírito Santo
Callegari tem se destacado na Assembleia Legislativa por ser um político de direita combativo, com proposições que ultrapassaram as fronteiras do Estado e ganharam destaque no noticiário nacional. Entre suas leis mais conhecidas estão a Lei do Parto Livre (Lei 12.194/24), que garante às gestantes capixabas o direito de escolher a modalidade de parto (normal ou cesárea), e o SOS Educação (Lei 12.520/24), voltado à proteção dos profissionais da educação contra a violência escolar.
Com o ingresso no Democracia Cristã, o parlamentar ganha musculatura política e segurança partidária para disputar o Senado Federal: “Estamos iniciando um novo ciclo de trabalho, com mais coerência e compromisso com o que acreditamos. O Democracia Cristã representa uma plataforma de diálogo e de princípios, um espaço para quem quer fazer política com propósito e autonomia. O projeto para o Senado está posto e não tem volta”, afirmou Callegari.
Presidente da DC confirma Callegari na disputa pelo Senado
O presidente do Democracia Cristã (DC) no Espírito Santo, Marcos Caran, confirmou que o projeto do deputado Wellington Callegari ao Senado é uma decisão consolidada: “A candidatura do deputado Callegari não é uma especulação, é uma realidade na qual já estamos trabalhando. O partido vai oferecer todo o suporte necessário ao projeto. Trata-se de uma decisão tomada e sacramentada”, afirmou Caran.
O dirigente também destacou a força política e a crescente capilaridade de Callegari, avaliando que a disputa ao Senado será acirrada: “Os números estão aí. Na última pesquisa divulgada por um conceituado portal de notícias, o deputado Callegari alcançou 3,45 pontos percentuais, um número expressivo e relevante para um estreante. Nosso pré-candidato reúne um conjunto de qualidades importantes: é jovem, inteligente, independente, de direita, conservador, patriota, defensor da família e da vida. Ele tem leis aprovadas que estão transformando as áreas da saúde, da educação e da segurança no Espírito Santo. Basta pesquisar para encontrar diversas proposições de sua autoria”, concluiu o presidente.
Evento aberto ao público
A cerimônia de filiação será aberta ao público e deve reunir autoridades, lideranças políticas, apoiadores e representantes de entidades. O ato marcará oficialmente o início da caminhada de Wellington Callegari rumo ao Senado, simbolizando a consolidação de um novo ciclo político e o fortalecimento do Democracia Cristã no Espírito Santo.