Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

AVC mata 4 pessoas por dia no ES: Dr. Bruno Resende atua para combater a doença

AVC mata 4 pessoas por dia no ES: Dr. Bruno Resende atua para combater a doença

Por assessoria / Foto: Divulgação

Dados recentes da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) divulgados na imprensa revelam que, entre janeiro e agosto deste ano, 993 pessoas morreram vítimas de AVC – Acidente Vascular Cerebral no Estado, o que equivale a cerca de 4 óbitos por dia, ou uma morte a cada seis horas. Atento ao risco para a saúde da população, o deputado Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, já adotou uma série de medidas para combater a doença.

“Está mais do que evidente que o AVC é uma emergência de saúde pública no Estado, com alta mortalidade e forte impacto sobre famílias, o sistema de saúde e sociedade”, afirma o deputado.

Na condição de médico radio-oncologista e deputado, Dr. Bruno Resende destaca que a atuação parlamentar e técnica não pode se limitar ao atendimento reativo, mas deve englobar prevenção, diagnóstico rápido, tratamento e reabilitação.

Por que os números são alarmantes

Dados da Sesa, veiculados em A Tribuna nesta semana, mostram que o Estado vive uma situação crítica. Estima-se que cerca de 90% dos casos de AVC poderiam ser evitados com medidas de prevenção eficazes. A faixa etária mais afetada continua sendo a partir dos 60 anos, mas há tendência de aumento de acidentes em pessoas mais jovens, o que exige atenção especial às mudanças de perfil epidemiológico.

Dr. Bruno destaca que o fator tempo é determinante: cada minuto de atraso significa dois milhões de neurônios perdidos. “O atendimento no tempo certo pode evitar sequelas e mortes”, ressalta o deputado.

Com foco no enfrentamento do AVC no Estado, Dr. Bruno Resende tem liderado uma série de políticas públicas e ações estruturantes.

Entre elas destacam-se:

– Implantação de uma Unidade de AVC no Norte do ES, no Hospital Rio Doce;
– Lei 12.232/2024, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende, já aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, instituindo a Política Estadual de Apoio às Vítimas de AVC;
– Lei 12.481/2025, de autoria do Dr. Bruno Resende, implementando linhas de cuidado especializado para o atendimento às vítimas de AVC.
– Projeto de Lei Nº 61/2025, que estabelece a colocação de placas informativas sobre como identificar um AVC em locais públicos de grande circulação de pessoas;
– Lei 12.548/2025, instituindo o Maio Vermelho: campanha de conscientização da população sobre AVC;

Prevenção

“Não podemos mais esperar para agir quando o AVC já instalou dano irreversível. A política de saúde deve antecipar o problema, garantir locais de atendimento adequados, processos rápidos de socorro e preencher lacunas da prevenção”, afirma Dr. Bruno Resende. Ele destaca que, como médico e parlamentar, está empenhado em mobilizar o poder público, hospitais, profissionais de saúde e a sociedade civil para que o Espírito Santo reduza o número de mortes por AVC.

“Cada óbito representa uma vida interrompida, famílias devastadas e oportunidades perdidas. Com as iniciativas que estamos conduzindo, com unidades especializadas, políticas estruturadas, educação em saúde e campanhas públicas, nosso objetivo é virar a curva dessas estatísticas alarmantes”, conclui.

AVC mata 4 pessoas por dia no ES: Dr. Bruno Resende atua para combater a doença

AVC mata 4 pessoas por dia no ES: Dr. Bruno Resende atua para combater a doença

AVC mata 4 pessoas por dia no ES: Dr. Bruno Resende atua para combater a doença