Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
O prefeito de Vila velha, Arnaldinho Borgo, segue sem partido. Assim como aconteceu com o Novo, partido com o qual conversou em julho, Arnaldinho se reuniu com o presidente do Progressistas e federação União Progressista no Espírito Santo, deputado federal Da Vitória, mas não bateu o martelo sobre a filiação.
O encontro, conforme antecipado por ES Hoje nesta terça-feira (26) foi discutir sua entrada na sigla e renovar os convites feitos por quadros como o próprio Da Vitória, o deputado federal Evair de Melo e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil). Entretanto, o que se concluiu foi que o primeiro passo está dado. Para o presidente da federação, assinatura da ficha é questão de tempo.
“O União Progressista só tem a ganhar com Arnaldinho caminhando ao nosso lado. A nova política é resultado de uma forma distinta de enxergar os mesmos problemas e prover soluções que gerem novos resultados. Essa é a nossa missão. Arnaldinho é um excelente quadro da política, já mostrou que sabe fazer a boa e nova política. E é neste ponto que nossas ideias convergem para o mesmo caminho. O União Progressista é a maior força politica do Brasil hoje. Nenhuma eleição presidencial ou de governo de estado vai se consolidar sem passar pela federação.”
Tanto Arnaldinho Borgo quanto o próprio Da Vitória se movimentam para concorrer, em 2026, ao Governo do Espírito Santo. No Progressistas há também o deputado Evair cotado para concorrer ao Senado. A chegada do prefeito de Vila Velha, portanto, teria que se encaixar aos projetos do partido.
Arnaldinho, acompanhado de seus aliados, o deputado Victor Linhalis (Podemos) e Osvaldo Maturano (PRD), conversou por mais de duas horas com Da Vitória e o tesoureiro nacional e ex-ministro da Saúde no Governo Temer, Ricardo Barros. Tudo conversado, nada resolvido. Apenas que os diálogos seguirão entre os atores.
Para não dizer que foi um passo muito curto, Da Vitória convidou Linhalis e Maturano para também se filiarem ao PP e definiu com o prefeito canela verde que eles vão conversar sobre 2026 juntos.
Em postagem na rede social, apesar de nenhum martelo batido, Arnaldinho divulgou foto do encontro e comentou: A história do nosso Estado e do nosso país sempre foi construída com diálogo, espírito republicano e convergência de ideias. Esse é o caminho que acredito e que quero seguir. Estou muito animado em unir forças para que num futuro próximo possamos fazer o Espírito Santo avançar ainda mais”.