Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: Divulgação
O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) classificou como “sensacional” o Encontro de Lideranças pelo Espírito Santo, realizado na noite da última quarta-feira, em Pedra Azul, Domingos Martins.
O evento, de caráter político e estratégico, reuniu 102 participantes, entre eles três prefeitos, um vice-prefeito, 14 vereadores, 10 secretários municipais, além de empresários e lideranças comunitárias, especialmente da Região Serrana do Estado.
Organizado na pousada com cerimonial construída pelo próprio Manato, o encontro teve como destaque os relatos administrativos dos prefeitos reeleitos Nirrô (PP), de Alegre, e João Paulo Nali (Republicanos), de Castelo , ambos com cerca de 80% dos votos válidos nas eleições de 2024. Os dois gestores foram apresentados como “cases de sucesso” em gestão pública durante a programação.
“Foi um evento muito representativo. Os prefeitos deram um show, mostrando administrações sólidas, populares e voltadas para os municípios. Eu também falei sobre a importância de termos um Senado forte, com independência entre os poderes, e com representantes que sejam conservadores, municipalistas e próximos da população. Em momento algum pedi voto ou fiz críticas. O tom foi técnico, institucional e respeitoso”, afirmou Manato, avaliando positivamente a repercussão do encontro.
Sem fazer pedidos explícitos de apoio, Manato sinalizou, no entanto, que seu nome está à disposição para debates dentro do campo conservador, reforçando disposição para continuar dialogando com lideranças regionais.
A agenda política segue neste sábado (17), quando Manato e o deputado estadual Callegari (PL) participarão do 1º Encontro dos Conservadores Gabrielenses, em São Gabriel da Palha, cidade administrada pelo bolsonarista Tiago Rocha (PL), reeleito em 2024. O evento deve reunir lideranças da região noroeste e consolidar mais um espaço de articulação política entre representantes do campo conservador no Espírito Santo.
Com esse ciclo de encontros, Manato pretende reforçar seu papel como articulador e liderança influente no movimento conservador capixaba, promovendo a troca de experiências administrativas, a valorização dos municípios e o fortalecimento das bases políticas para os próximos anos.