Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
Sem mandato desde que deixou a prefeitura de Vila Velha, em 31 de dezembro de 2020, Max Filho (PSDB) vem colecionando derrotas eleitorais e um isolamento político que ficou como marca de gestão quando ele era prefeito e Paulo Hartung era governado. Contudo, um alinhamento tem sido desenhado com membros do Governo Renato Casagrande (PSB) visando o pleito de 2026.
Segundo fonte de Bastidores, Max Filho tem sido estimulado a concorrer novamente a deputado estadual. Apesar de ter recebido 16.822 votos no pleito de 2022 para o Congresso Nacional, seu apoio ficou restrito a um grupo que já vem esvaziando até mesmo no ninho tucano.
“Ninguém pode negar a liderança política de Max Filho. Ele foi um grande prefeito, tanto que a população o elegeu três vezes na cidade, além de seus mandatos como vereador, deputado estadual e federal”, disse a fonte de ES Hoje.
Na última semana o ex-prefeito Max Filho foi lembrado com honra na inauguração dos viadutos ‘Governador Max de Freitas Mauro’ – em homenagem ao seu pai, falecido em 14 de novembro do ano passado – em Vila Velha. Ele não compareceu, mas justificou que estava viajando.
Vale lembrar que Max Filho não foi oposição, mas, ao contrário, apoiou as eleições de Casagrande ao Governo do Espírito Santo.
Nos bastidores esse estímulo palaciano tem a função, também, de mandar um recado ao prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido). Empenhado em se viabilizar candidato à sucessão de Renato Casagrande como governador, o chefe do Executivo de VV tem conversado com diversos partidos, inclusive os de oposição. Chegou a tentar o comando do mesmo PSD de Paulo Hartung.
Oficialmente, prefeito e Casagrande, se apresentam juntos e como parceiros, mas as movimentações do canela verde tem incomodado a aliados. O titular do Palácio Anchieta tem dito que a prioridade do grupo é o atual vice, Ricardo Ferraço (MDB).