Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai analisar o Projeto de Lei (PL) 10/2026, que solicita autorização para a contratação de uma operação de crédito de até R$ 1,4 bilhão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O financiamento contará com garantia da União.
De acordo com o governo do Estado, a proposta integra o Programa Novo Fundo Clima – Desenvolvimento Urbano Resiliente e Sustentável e tem como objetivo viabilizar um plano de investimentos voltado, principalmente, para obras de drenagem e contenção de encostas em diferentes regiões capixabas.
As intervenções previstas buscam ampliar a resiliência do território estadual, aumentar a capacidade de adaptação às mudanças climáticas e reduzir riscos associados a desastres naturais.
Na justificativa enviada à Assembleia, o Executivo informa que o plano também prevê melhorias na infraestrutura logística rodoviária. Segundo o texto, além das ações de prevenção e mitigação de eventos climáticos extremos, os investimentos devem contribuir para o fortalecimento da infraestrutura pública, a redução de vulnerabilidades socioambientais e a promoção do desenvolvimento econômico e social.