Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: Divulgação
O Partido Novo entrou de vez no tabuleiro eleitoral de 2026 no Espírito Santo e definiu a data para oficializar a pré-candidatura do vereador de Vitória e vice-presidente da Câmara Municipal, Leonardo Monjardim, ao Senado. O lançamento está marcado para o dia 29 de novembro, em um evento que contará com a presença de Romeu Zema, governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República.
De acordo com o presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar, Zema já iniciou uma agenda nacional após lançar sua pré-candidatura em São Paulo, em agosto, e tem presença confirmada no ato político em solo capixaba.
A movimentação do Novo ocorre em sintonia com o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A articulação prevê uma dobradinha entre Leonardo Monjardim e Maguinha Malta, filha do senador Magno Malta e pré-candidata ao Senado pelo PL. Como em 2026 serão abertas duas vagas para o Senado em cada estado, a estratégia é somar forças dentro do mesmo campo político para ampliar a competitividade.
Leonardo Monjardim, filiado ao Novo desde 2024, é líder do prefeito Lorenzo Pasolini (Republicanos) na Câmara de Vitória e aliado próximo do chefe do Executivo municipal. Apesar dessa afinidade política, ainda não há uma aliança formal entre o Novo e os Republicanos para a disputa de 2026.
Iuri Aguiar confirmou que Monjardim está firme na disputa e destacou a convergência com o PL como parte do desenho estratégico para a próxima eleição majoritária. A decisão, no entanto, representa um revés para o ex-deputado federal Carlos Manato, que também manifesta interesse em concorrer ao Senado e procurou o Novo recentemente para viabilizar sua candidatura.