Notícias

Eleições no ES: Direita é maioria nas prefeituras capixabas

Por Robson Maia / ES Brasil / Foto: Divulgação

Direita venceu em 41 dos 77 municípios com eleições decididas. PSB é o partido “campeão” das eleições, com 22 representantes.

Com as urnas do Espírito Santo 100% apuradas, 77 dos 78 municípios capixabas conheceram os seus respectivos prefeitos que vão governar ao longo dos próximos 4 anos (a Serra ainda definirá o representante no único 2º turno do estado; Presidente Kennedy terá decisão na Justiça). Em análise do espectro político, a direita conquistou uma ampla vitória em relação aos partidos de centro e esquerda.

Em 41 dos 77 municípios capixabas, o Executivo será de um representante filiado a um partido de direita, ou seja, em aproximadamente 53,2% das cidades. Nesta ala, destacam-se o Podemos, com 11 gestores eleitos, e o Republicanos, com 8 nomes emplacados nas prefeituras. Vale mencionar que os dois partidos faturaram cinco das seis prefeituras da Grande Vitória que já decidiram as eleições: Eleazar Lopes (Podemos), em Fundão; Rodrigo Borges (Republicanos), em Guarapari; Wanderson Bueno (Podemos), em Viana; Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória; Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha.

Outro detalhe é que a dupla pode realizar a conquista quase completa do tabuleiro político da Região Metropolitana, já que Pablo Muribeca, que disputará o segundo turno contra Weverson Meireles (PDT), representa o Republicanos na disputa na Serra. A exceção será em Cariacica.

E por falar em Cariacica, essa será a principal cidade conquistada pelo “centrão”. Os partidos que se declaram como de centro obtiveram um resultado relativamente expressivo, com 10 prefeituras conquistadas, ou seja, em 19,6% dos Executivos do estado. Destaque para o MDB, presidido pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, que obteve a vitória em 6 prefeituras, tendo a reeleição de Euclério Sampaio, em Cariacica, como principal resultado.

Já a esquerda se garantiu em 26 municípios, representando um percentual de 27,2%. O PSB, grande vitorioso da eleição, conduziu quase que por completo esse segmento, com 22 prefeituras “arrematadas”. O Partido dos Trabalhadores, mais uma vez, passou em branco nas disputas, com a maior aposta, João Coser obtendo apenas 15,62% dos votos, ou seja, 29.339.

Eleições no ES: Direita é maioria nas prefeituras capixabas

FEED - PLENÁRIA CAPIXABA