Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Psol acena positivamente por candidatura de Helder ao governo do ES

Psol acena positivamente por candidatura de Helder ao governo do ES

Por Rodrigo Araujo / ES BRASIL / Foto-Destaque: Camila Valadão, João Coser, Ane Halama, Helder Salomão e Brice Bragato se reuniram para discutir uma possível aliança nas eleições 2026 / Crédito: Divulgação

Reunião foi realizada nesta quinta-feira, com o objetivo de construir um movimento conjunto entre PT e Psol, que teria como objetivo também as reeleições de Lula à Presidência e de Fabiano Contarato ao Senado

O diretório estadual do PT no Espírito Santo continua se mobilizando para tentar viabilizar a candidatura do deputado federal Helder Salomão ao governo do Estado nas eleições 2026. Representantes do Psol no Espírito Santo já sinalizam positivamente à possibilidade de Helder disputar o Palácio Anchieta no ano que vem.

Nesta quinta-feira (2), o deputado federal esteve reunido, juntamente com o presidente do PT no Espírito Santo, o deputado estadual João Coser, com lideranças do Psol no Estado — a deputada estadual Camila Valadão, a presidente estadual do partido, Ane Halama, e a ex-deputada Brice Bragato.

O encontro aconteceu na sede do Partido dos Trabalhadores e teve como foco discutir a possibilidade de um movimento conjunto entre as duas siglas em apoio à possível candidatura de Helder Salomão ao governo do Espírito Santo.

Para João Coser, o momento é de intensificar o diálogo e construir uma frente progressista ampla no Estado, que também apoie a reeleição do presidente Lula e a reeleição de Fabiano Contarato ao Senado, além da eleição de Helder ao governo estadual.

“Saímos da reunião com o Psol muito animados e felizes pela confiança e pela postura do partido em nos procurar para iniciar essa primeira conversa. PT e Psol se colocam em parceria para buscar a construção de uma candidatura ao governo que contraponha o avanço da extrema direita no Espírito Santo”, afirmou Coser.

O presidente do PT destacou ainda que o projeto será construído de forma ampla e democrática, envolvendo diversos setores da sociedade.

“Vamos nos esforçar para construir uma candidatura com muitas mãos, que respeite opiniões. Além dos partidos e das federações, queremos a participação de movimentos sociais, culturais, acadêmicos, servidores públicos, pequenos e médios produtores rurais e empreendedores, seguindo o exemplo de Lula no Brasil. Queremos um movimento que encante corações e mentes e mobilize a sociedade capixaba”.

A presidente do Psol, Ane Halama, classificou a reunião como histórica e enfatizou a importância da união do campo progressista no Estado.

“Precisamos de uma frente de esquerda para combater a extrema direita privatista, que retira direitos dos trabalhadores e aumenta a vulnerabilidade das minorias. Esse é um momento histórico para construirmos juntos uma frente progressista no Espírito Santo, que recupere direitos e melhore as condições de vida da população capixaba”, afirmou.

Na semana passada, os parlamentares do PT-ES se reuniram com a direção nacional do partido em Brasília para apresentar a possibilidade da candidatura de Helder Salomão. Na ocasião, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, declarou seu apoio ao projeto. Um diálogo com o presidente Lula acontecerá também em breve.

Psol acena positivamente por candidatura de Helder ao governo do ES

Psol acena positivamente por candidatura de Helder ao governo do ES

Psol acena positivamente por candidatura de Helder ao governo do ES