Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
No dia 13 de setembro, durante a posse da nova executiva estadual do Partido dos Trabalhadores do Espírito Santo (PT-ES), o deputado federal em segundo mandato, Helder Salomão, anunciou que, se o PT nacional entrar na campanha e a militância assumir compromisso com a candidatura, ele concorreria a governador. As condicionantes foram postas à nacional em reunião nesta quarta-feira (24) avalizou a candidatura.
Conversas também estão previstas com o presidente Lula, dirigentes nacionais petistas e de partidos aliados ao Governo Federal. De acordo com a assessoria de Coser, foi feita análise da conjuntura política estadual e das eleições de 2026 no Espírito Santo.
“A conversa foi muito positiva. O presidente deu aval para a construção da pré-candidatura de Helder Salomão ao Governo do Estado, assim como tratou sobre a importância da reeleição do senador Contarato, manutenção de duas cadeiras na Câmara Federal e da ampliação da bancada petista na Assembleia Legislativa”, informou em nota.
Coser já prevê um amplo processo de articulação para discutir a possibilidade da candidatura do deputado Helder Salomão, que dependerá, principalmente, do apoio do presidente Lula.
Neste período, serão intensificadas, também, as conversas com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), outros partidos, movimentos sociais, trabalhadores rurais e urbanos, igrejas, empresários, intelectuais, instituições e militância.

A reunião foi em Brasília, onde o presidente nacional, Edinho Silva, o secretário-geral Henrique Fontana se comprometeram com os parlamentares capixabas: os deputados estaduais João Coser (presidente do PT-ES) e Iriny Lopes, o senador Fabiano Contarato e os deputados federais Jack Rocha, Helder, e o membro do diretório estadual Jackson Andrade.
Conforme antecipado ao programa EntreVistas do ES Hoje, Coser destacou o início de um processo de debate em todo Espírito Santo.