Por Rodrigo Araújo / ES BRASIL / Foto: Divulgação
Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, além de manter boa relação com o governo e demais deputados, independente de ideologia, tem se aproximado cada vez mais de prefeitos do interior do Estado
Em meio a um cenário de polarização política cada vez mais acentuada no Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (União), tem buscado ampliar o diálogo com diversos setores da sociedade e lideranças políticas, independente de ideologias.
Marcelo Santos, que é de um partido político majoritariamente de centro-direita, tem mantido bom relacionamento tanto com o Executivo, liderado pelo governador Renato Casagrande — filiado ao PSB, legenda de centro-esquerda —, quanto com deputados do Legislativo capixaba, de diferentes correntes ideológicas.
Além disso, tem buscado — e conseguido — se aproximar ainda mais do interior do Estado. Uma demonstração disso foi que, na última quarta-feira, Marcelo Santos esteve em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, onde reuniu cerca de 450 pessoas dispostas a ouvirem e dialogarem com o presidente da Assembleia. Participaram da ação prefeitos da região sul, lideranças locais e a comunidade de modo geral.
O encontro fez parte de mais uma edição do Dialoga, iniciativa voltada para a prestação de contas e aproximação entre a política e a sociedade. O Dialoga já foi realizado na Grande Vitória e no Caparaó e seguirá para outras cidades. Para Marcelo Santos, o valor desse movimento, que já foi realizado na Grande Vitória e também no Caparaó, e seguirá para outras cidades do Estado, está em aproximar a política das pessoas, fortalecendo a democracia com transparência, escuta e presença em cada região do Espírito Santo.
Ele destacou ainda que o objetivo do encontro vai além de apresentar números ou listar ações. “Prestar contas não é favor, é obrigação. A política só faz sentido quando o cidadão participa, cobra, pergunta e busca saber o que seus representantes estão fazendo. Esse espaço é para isso: olho no olho, transparência e diálogo verdadeiro”, afirmou o presidente da Ales.
Proximidade com prefeitos do ES
Para prefeitos que participaram do encontro, a presença ativa de Marcelo Santos no interior do Estado representa uma nova forma de fazer política: mais próxima, participativa e com resultados.
O prefeito de Itapemirim, Geninho, disse que a cidade vive uma fase inédita de parcerias e investimentos. “Itapemirim está de cara nova. Hoje trabalhamos em conjunto, nos encontrando com os prefeitos vizinhos e conversando sobre os caminhos para a nossa região, e isso tem o dedo da atual gestão da Assembleia”, enfatizou.
Na mesma linha, Tininho, ex-prefeito de Marataízes, resumiu: “Marcelo Santos é diferente. Parceria sincera e produtiva.”
De Presidente Kennedy, o prefeito Dorlei Fontão também foi direto ao falar do apoio recebido: “Cheguei onde cheguei porque tive você me ajudando. Marcelo é exemplo de seriedade e compromisso”.
De Piúma, o prefeito Paulo Cola destacou que a política não se mede apenas por recursos, mas pela qualidade das relações. “Mais do que dinheiro, o que transforma uma cidade são boas relações e entregas de verdade. E Marcelo tem sido esse parceiro da nossa região”, destacou.
Para Nei Castelari, prefeito de Rio Novo do Sul, a parceria é o ponto-chave. “Emenda não é o mais importante. O que faz diferença são as parcerias. Marcelo sempre está disposto a nos ajudar”, afirmou.
O prefeito de Iconha, Gedson, ressaltou a postura inclusiva do presidente da Ales: “Marcelo mostra que o Espírito Santo é muito maior do que Vitória. Ele não faz distinção entre municípios”.
Já Léo Portugal, prefeito de Anchieta, foi direto: “Marcelo tem sobrenome: trabalho. Sua marca está em cada canto do Estado”.