Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
Apontado como o maior aliado do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) no Espírito Santo, o deputado federal Evair de Melo (Progressistas) é o político que tem levado o prefeito de Vitória e pré-candidato a governador, Lorenzo Pazolini (Republicanos) ao interior capixaba.

A relação de Evair e Pazolini permitiu que o prefeito, da capital, desbravasse, por exemplo, pequenas comunidades e distritos, acessando liderança das microrregiões. Não á toa há grupos políticos que apostam nele como político que formaria chapa com Pazolini nas eleições 2026.
O plano de Evair de Melo, deputado federal em terceiro mandato, no entanto, não passa pela composição de chapa. Ele chegou a ensaiar a disputa para governador, mas movimento político o estimula a concorrer a Senador.
Contudo, o bolsonarista tem sua indicação: Guerino Zanon.

Filiado ao PSD – o mesmo do ex-governador Paulo Hartung, que tem dado sinais de apoio a Pazolini – Guerino foi apoiado por Evair nas eleições de 2022, quando o ex-prefeito de Linhares por cinco mandatos, concorreu a governador.
Um dos polos políticos mais importantes fora da região metropolitana capixaba, Guerino Zanon foi o deputado estadual com a maior votação nas eleições de 2006 (65.704 votos), e cujo eleitorado na cidade é tão fiel que dos 146.177 votos para governador em 2022, 35.231 — correspondendo a 43,59% dos votos válidos no município – foram em Linhares. O governador Renato Casagrande (PSB) saiu vitorioso no estado, mas perdeu na cidade linharense.