Por DIREITA ES NEWS / Foto: Divulgação
Mesmo sem filiação partidária no momento, Manato colhe os frutos de uma trajetória política alinhada aos valores conservadores e de forte conexão com a base bolsonarista do estado.
Em um cenário político marcado por nomes tradicionais e grande disputa por espaço, o ex-deputado federal Carlos Manato desponta como o principal representante da direita capixaba na corrida pelo Senado em 2026. É o que revela a mais recente pesquisa do Instituto LEIA, divulgada esta semana, que avaliou a preferência do eleitorado do Espírito Santo.
Na pesquisa estimulada, onde os entrevistados escolhem entre nomes apresentados, Manato aparece em 3º lugar na primeira opção de voto, com 7,32% das intenções. Fica atrás apenas do governador Renato Casagrande (PSB), que lidera com 31,50%, e do ex-governador Paulo Hartung (PSD), com 8,57%. Já na segunda opção de voto, Manato mantém desempenho estável, com 7,13%, figurando novamente entre os quatro primeiros colocados.
O dado mais relevante, no entanto, é o recorte ideológico: entre os principais nomes que orbitam o campo conservador e de direita, Manato é o mais bem colocado. Supera, com folga, outras figuras alinhadas à direita, como Lorenzo Pazolini (Republicanos), Maguinha Malta (PL), Marcos do Val (Podemos), Evair de Melo (PP) e Da Vitória (PP), o que o coloca como a preferência natural desse eleitorado.
Mesmo sem filiação partidária no momento, Manato colhe os frutos de uma trajetória política alinhada aos valores conservadores e de forte conexão com a base bolsonarista do estado. O desempenho consistente nas duas opções de voto demonstra capilaridade e fidelidade de um segmento significativo do eleitorado capixaba.
A pesquisa ouviu 1.001 pessoas maiores de 16 anos, em 29 municípios do Espírito Santo, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e 95% de nível de confiança. Os dados reforçam que, em meio a uma disputa que ainda está em formação, Carlos Manato já se posiciona como um nome competitivo e consolidado no campo da direita — com chances reais de avançar na corrida pelo Senado.