Notícias

Deputado Gandini cobra antecipação das obras no Norte da BR-101

Por Amanda Amaral / ES BRASIL / Foto: Wilbert Suave

Segundo representante da ANTT, o contrato da BR-101 permite antecipar melhorias, mas o pedido deve partir da concessionária

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) quer que, as obras previstas para a BR-101 após repactuação do contrato, tenham início primeiramente no Norte do Estado. Para isso, o parlamentar quer unir prefeitos para uma “cobrança” articulada. Contudo, a antecipação deve ser solicitada pela própria concessionária do trecho.

Presidente da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101 e 262 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o parlamentar alega que o trecho Norte da BR-101, acima de Linhares, não será duplicado segundo o novo contrato de concessão da rodovia, que manteve como responsável a Ecovias Capixabas (antiga Eco 101).

Na opinião dele, o trecho em questão possui praças de pedágio, mas não foi beneficiado pela duplicação, o que seria uma injustiça e, por isso a necessidade de antecipação das obras no Norte – que só receberá faixas adicionais no 9º ano de contrato, ou seja, um ano antes da sua conclusão.

Uma das propostas do deputado é unir os prefeitos de municípios como Linhares, Sooretama, São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra para cobrar, de forma articulada, a antecipação de obras no trecho. “Se cada município definir suas prioridades, poderemos construir uma pauta única e mais forte junto à concessionária e à ANTT”, acrescentou.

Pedido da concessionária

A reunião realizada na Ales, no dia 28 de junho, contou com a presença do gerente de Estudos e Projetos de Rodovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Stéphane Quebaud (on-line), e do representante da ANTT no Espírito Santo, Alexandre Presto.

Alexandre Presto, representante da ANTT, em reunião na Ales. Foto: Paula Ferreira/Ales

Alexandre Presto, representante da ANTT, em reunião na Ales. Foto: Paula Ferreira (Ales)

O contrato da BR-101 prevê a possibilidade de antecipação de obras, mas o pedido deve partir da concessionária, segundo Presto informou na ocasião. “Na página 41 do contrato há o chamado Estoque de Melhorias. A concessionária pode solicitar à ANTT a antecipação da obra da terceira faixa, por exemplo, desde que conclua em até 18 meses. Mas a iniciativa precisa ser oficial à concessionária, que avaliará condições financeiras e impacto para a comunidade”, explicou.

A reunião também contou com a presença dos deputados Mazinho dos Anjos (PSDB) e Coronel Weliton (PTB), além dos vice-prefeitos Elder Sossai (Jaguaré) e João Paulo da Silva (Sooretama) e do secretário de Desenvolvimento de São Mateus, Hassan Rezende. A concessionária Ecovias Capixaba foi convidada, mas não enviou representante. “O cidadão mateense não está feliz com esse novo projeto. Pagamos o pedágio mais caro do Estado e não temos direito à duplicação? Precisamos mudar isso”, declarou Hassan.

Deputado Gandini cobra antecipação das obras no Norte da BR-101

SITE (11)