Por POLÍTICA ES / Fotos: Divulgação
Após 30 anos sob o comando do constituinte José Maria Eymael, partido inicia nova fase com foco na reestruturação e nas eleições de 2026.
A Democracia Cristã (DC) tem um novo presidente nacional. Por unanimidade, a direção nacional do partido escolheu o ex-deputado federal João Caldas para assumir a liderança da legenda, após uma era de três décadas sob o comando do deputado constituinte José Maria Eymael.
A decisão foi tomada durante reunião realizada na última terça-feira (29), quando Eymael comunicou aos 46 membros presentes da direção nacional a necessidade de seu afastamento temporário para se dedicar à família.
“É muito difícil me afastar da Democracia Cristã. Minha vida foi dedicada a construir esse legado, que garantiu ao povo brasileiro todas as conquistas trabalhistas, e isso é muito forte para todos nós. Meu compromisso familiar, como pai e esposo, me afasta nesse momento da condução do partido, para permanecer ao lado da minha esposa, que precisa da oração de todos”, declarou emocionado.
Reunião do Diretório Nacional realizada em 29/07/2025
Nova liderança, novos rumos
Após o anúncio, a escolha de João Caldas foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Com apoio absoluto dos dirigentes nacionais, Caldas assume o desafio de conduzir o partido em um novo ciclo, com foco em organização, fortalecimento e metas ousadas para as eleições de 2026.
“Estamos construindo uma nova Democracia Cristã, com os pés no presente e os olhos no futuro. O partido está se preparando para crescer de forma sólida, estruturada e representativa em todas as regiões do Brasil”, declarou o novo presidente.
Reestruturação e modernização
Com cerca de 184 mil filiados em todo o país, a Democracia Cristã aposta em um conjunto de ações para modernizar sua estrutura e ampliar sua representatividade. Entre as iniciativas previstas estão:
- Reestruturação dos diretórios estaduais e municipais;
- Criação de núcleos de formação política;
- Capacitação de lideranças regionais;
- Lançamento de nova identidade visual e plataforma digital.
Capixabas na Democracia Cristã do Brasil
Anderson Arpini, João Caldas, José Maria Eymael e Marcos Caran em reunião da direção nacional do DC
O Espírito Santo segue como um importante estado dentro da nova configuração do partido. O presidente estadual da sigla, Marcos Caran, foi reconduzido pela terceira vez consecutiva ao cargo de segundo vice-presidente nacional — posto que ocupa desde 2017.
“Estamos diante de uma virada decisiva. A nova gestão traz energia, estrutura e um plano consistente para fortalecer a legenda nos estados e municípios. Com a liderança ensinada por Eymael e a capacidade do novo presidente João Caldas, alcançaremos os resultados tão almejados pela Democracia Cristã do Brasil e para o Espírito Santo, nomes promissores vão surpreender o mercado político”, afirmou Caran.
Outro nome capixaba que também compõe a nova direção nacional é Anderson Arpini. Vice-presidente estadual do DC cedido para o Rio de Janeiro, onde atua como secretário estadual da sigla, Arpini foi reeleito membro do Diretório Nacional. Para ele, a transição representa um reencontro com os princípios fundadores do partido:
“Ficamos todos muito sensibilizados com o momento compartilhado pelo presidente Eymael. Ele é um grande líder para o país, e agora temos o desafio de desenvolver o partido para viver um novo tempo. A escolha de João Caldas foi acertada. É um líder com visão de futuro, capacidade de articulação e, principalmente, comprometido com os valores que deram origem ao partido”, declarou.
Desempenho capixaba e planos para 2026
Marcos Caran também destacou o desempenho do partido no Espírito Santo ao longo da última década. Segundo ele, desde 2014 a legenda tem conquistado espaços importantes nas esferas municipal e estadual:
“Elegemos diversos vereadores, prefeitos e tivemos representação na Assembleia Legislativa com os deputados Carlos Von e Euclério Sampaio. São frutos de um trabalho sério, com palavra cumprida e estrutura organizada. A Democracia Cristã capixaba é um partido independente, que constrói pontes, busca parcerias sólidas e atua com firmeza quando necessário”, reforçou.
Para 2026, a nova executiva nacional estabeleceu metas audaciosas. No caso do Espírito Santo, o partido deve apresentar nomes para disputar o Senado, o Governo do Estado e formar chapas competitivas para deputado estadual e federal.
“A construção será feita com diálogo e responsabilidade, mas o partido vai assumir o seu papel dentro do processo eleitoral. Vamos abrir conversas e buscar nomes alinhados com os valores da população capixaba. Acreditamos que o momento é de mudança e renovação”, concluiu Caran.
Quem é João Caldas
Natural de Alagoas, advogado, João Caldas tem mais de 20 anos de vida pública. Já foi vereador, prefeito, deputado estadual e deputado federal. É casado com a senadora alagoana Eudócia Caldas e pai do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC).
Foto: Agência Câmara
Cristão e defensor da família, Caldas é reconhecido por sua habilidade de articulação e capacidade de gestão. “A nova Democracia Cristã tem compromisso com o Brasil real, aquele que vive nos municípios, que valoriza a família, a liberdade e o trabalho. Estamos prontos para essa missão”, afirmou.
O partido Democracia Cristã
O Partido Democracia Cristã (DC) reafirma sua identidade como uma legenda de centro-direita, independente, fundamentada nos princípios da democracia cristã. Ao longo de sua história, o DC defende a valorização da família, o respeito à Constituição, a liberdade individual e o direito à vida.
A sigla atua na promoção de políticas públicas que fortaleçam a dignidade da pessoa humana, o papel da fé na sociedade e a responsabilidade social como eixo de desenvolvimento nacional.