Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
Desde março desse ano o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo – que quer concorrer a governador do Espírito Santo, está sem partido político. Ele foi eleito e reeleito pelo Podemos, e enquanto em 2024 teve uma série de convites para mudar de sigla partidária, desde que se desfiliou, vem enfrentando mais resistência.
O Progressistas, que hoje é federado ao União Brasil – União Progressista -, conforme o presidente estadual e deputado federal Da Vitória confirma, tentou atrair Arnaldinho. Sem sucesso! O prefeito também foi convidado pelo União Brasil ano passado. E outras siglas fizeram o convite e, agora, é Arnaldinho Borgo que tem batido nas portas partidárias.
Foi ao PSD, foi ao PRD, ao Novo, mas não ao Progressistas. “Arnaldinho é um amigo, foi convidado por mim para concorrer à reeleição pelo PP, mas a realidade é outro. Ele não nos procurou. Não fui abordado por Arnaldinho para se filiar, depois que ele saiu do Podemos. Hoje, contudo, é preciso de um diálogo com União Brasil, porque temos uma federação”, afirmou.
A resposta é a mesma dada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e “sócio” da federação pelo UB, Marcelo Santo. Em maio desse ano, em entrevista ao ES Hoje disse que Da Vitória lidera o grupo e os diálogos para os projetos de 2026.
Vale destacar que, atualmente, o Progressistas é o partido com mais agentes com mandato, tendo dois deputados federais, três estaduais, além de 12 prefeitos – sem contar vices e secretários. Somados aos quadros do União Brasil – que tem a presidência da Ales e mais dois deputados e um prefeito e secretários – o grupo conta com 21 quadros importantes.
FÓRUM CAPIXABA DE SEGURANÇA PÚBLICA
A conversa com Da Vitória, nesta sexta-feira (4) foi na sede de ES Hoje, onde ele esteve na rádio divulgando o Fórum Capixaba de Segurança Pública, um evento realizado pelo Partido Progressistas e a Fundação Francisco Dornelles, que reunirá autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público para discutir ideias, estratégias e projetos para enfrentar a violência e a criminalidade no Espírito Santo e no Brasil.
Será no dia 11 de Julho, das 8 às 12h30, no Centro de Convenções de Vitória. O evento é aberto ao público e conta com a participação de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público. A presença é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site do evento.
O Fórum Capixaba de Segurança Pública tem como objetivo promover um grande diálogo sobre as principais questões de segurança pública no Estado e no País, reunindo especialistas e autoridades para discutir soluções e estratégias para enfrentar os desafios da segurança pública.
A programação do evento inclui palestra com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite; painel, com a participação do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Paulo Bilynskyj, o deputado federal Delegado Bruno Lima, o desembargador Willian Silva e o promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa; além de palestra do governador Renato Casagrande, que vai apresentar os resultados do Espírito Santo.
O Fórum Capixaba de Segurança Pública é uma realização do Partido Progressistas e da Fundação Francisco Dornelles, com o objetivo de promover a discussão e a busca por soluções para os desafios da segurança pública no Espírito Santo e no Brasil.