Notícias

Casagrande transfere terreno para a construção do IFES em Muniz Freire

Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: Secom

O governador Renato Casagrande (PSB) oficializou a transferência do terreno onde será construído o futuro campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Muniz Freire. A formalização da doação foi feita por meio do Decreto Estadual nº 11.089/2025, após aprovação da Câmara de Vereadores de Muniz Freire.

A solenidade de transferência do terreno, nessa segunda-feira (30) no Palácio Anchieta, contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito Dito Silva (PSB), do reitor do Ifes, Jadir Pella, além de deputados estaduais, lideranças políticas e representantes da comunidade acadêmica.

A área, com mais de 220 mil metros quadrados, está localizada na comunidade de Santa Bárbara e foi adquirida por R$ 5,17 milhões com recursos estaduais. O ato marcou um passo importante no processo de interiorização do ensino técnico e profissionalizante no Estado.

Durante discurso, o governador Casagrande destacou a relevância da nova unidade para a educação capixaba. “Estamos consolidando a 22ª Unidade do Ifes no Espírito Santo. Essa é uma conquista coletiva, fruto da mobilização da sociedade, do parlamento e do governo federal, que merece ser registrada como um marco na educação capixaba”.

A implantação do campus integra a estratégia de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, anunciada em 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a construção de 100 novos campi em todo o país. Em Muniz Freire, o projeto era considerado inviável com recursos próprios, mas ganhou viabilidade com o apoio decisivo do Governo do Estado.

O prefeito Dito Silva ressaltou a importância da parceria. “A aquisição do terreno era o principal entrave. Com o apoio direto do governador Casagrande e do reitor Jadir Pella, conseguimos avançar. Essa conquista é um sonho que se torna realidade para o nosso município”.

O reitor reforçou que, ao ser procurado, o governador levou apenas oito minutos para autorizar o investimento. A articulação do professor Márcio Bouzan, do campus de Alegre, também foi fundamental para o andamento do projeto.

Casagrande transfere terreno para a construção do IFES em Muniz Freire

SITE