Notícias

Venda Nova é o 1º município do ES a implementar projeto Cidade Inteligente

Por Amanda Amaral / ES BRASIL / Foto: ES Brasil

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante informou que as melhorias devem começar a ser implementadas ainda no 2º semestre de 2025

Com investimento total de R$ 10,8 milhões, custeado integralmente pela iniciativa privada, Venda Nova do Imigrante vai se tornar a primeira cidade a implementar a iniciativa Cidade Inteligente. Com isso, seu parque de iluminação será reformado, será implantada infraestrutura de telecomunicações e instalada uma usina solar para os prédios públicos.

A empresa vencedora da licitação para implementar o projeto via Parceria Público-Privada (PPP) foi a goiana São Bento Lighting Solutions, o contrato é de 25 anos. Segundo a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, a expectativa é de que as melhorias comecem a ser implementadas ainda no segundo semestre de 2025, após assinatura da Ordem de Serviço.

Com o projeto Cidade Inteligente, é estimada a redução das emissões de dióxido de carbono em 2,68 mil toneladas de CO2 por ano ao longo do contrato. Também é previsto que ao longo de 25 anos, a economia seja de R$ 42 milhões, uma redução de 33,48% de custos com eletricidade.

O que o projeto prevê

Serão instaladas 2.850 luminárias de LED no lugar das antigas lâmpadas de vapor de sódio e 18 pontos de Wi-Fi gratuito, visando a inclusão digital. Na área da conectividade, 44 prédios públicos — incluindo escolas e unidades de saúde — receberão fibra óptica, além da instalação de 61 câmeras de videomonitoramento para reforço da segurança pública.

A usina solar fotovoltaica terá potência nominal de 750 kWp para suprir a demanda dos prédios públicos municipais, 86 unidades consumidoras serão abastecidas com energia limpa, conforme orienta o processo de transição energética no Estado. O Programa ES Inteligente tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo como coordenador técnico e conta com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) como parceiro para a operacionalização.

“É uma alegria muito grande ver Venda Nova do Imigrante ser o primeiro município do Espírito Santo a realizar o certame da Parceria Público-Privada do programa Cidade Inteligente. Com a modernização da iluminação pública, a implantação de rede de fibra óptica, internet em prédios públicos, videomonitoramento e geração de energia solar, vamos garantir mais segurança, eficiência e conectividade, além de uma economia significativa a longo prazo para os cofres públicos. Agradecemos ao Bandes, ao Governo do Estado e ao IPGC por essa parceria que vai transformar Venda Nova e servir de exemplo para outros municípios capixabas”, ressalta o prefeito do município, Dalton Perim.

Venda Nova é o 1º município do ES a implementar projeto Cidade Inteligente

SITE