Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: Divulgação
Com o endurecimento das regras para acesso ao fundo partidário a partir das eleições de 2026, os partidos de menor porte se movimentam para evitar o colapso financeiro e manter representatividade política. No Espírito Santo, o PRD já trabalha ativamente na construção de uma federação com o Solidariedade, estratégia considerada essencial para garantir a sobrevivência da legenda nas disputas que se aproximam. Em entrevista exclusiva ao ES HOJE, o presidente estadual da sigla, Bruno Lourenço, detalhou os planos do partido e confirmou o apoio ao nome do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, para o governo do Estado.
“A federação entre partidos pequenos é uma tendência. É o caminho para conseguirmos bater a cláusula de desempenho e montar chapas competitivas para as próximas eleições. O PRD está se preparando e vamos trabalhar com estratégia e com bons nomes. Para deputado estadual, por exemplo, nossa aposta é o sargento Eugênio, que é presidente da Associação de Cabos e Soldados do Espírito Santo”, afirmou Bruno Lourenço.
formação de federações é permitida pela legislação aprovada recentemente no Congresso Nacional e obriga os partidos a atuarem em conjunto por, no mínimo, quatro anos. Com isso, o desempenho eleitoral e os votos são somados, o que aumenta a competitividade das siglas envolvidas. Segundo Bruno, o objetivo é garantir espaço tanto nas disputas proporcionais quanto majoritárias. “Estamos estruturando com seriedade. Queremos também trazer nomes como o Zé Preto (PP), de Guarapari, para fortalecer ainda mais nosso projeto”, revelou.
O presidente estadual do PRD também confirmou que a sigla trabalha para ter Arnaldinho Borgo como seu candidato ao Palácio Anchieta. Publicamente, o atual candidato do governador Renato Casagrande ao Palácio Anchieta é o seu vice, Ricardo Ferraço (MDB), mas segundo Bruno, Arnaldinho e Casagrande têm bom diálogo. “Estamos esperando a decisão dele sobre a filiação. Mas posso dizer que já temos um alinhamento político com Arnaldinho. Ele conversa com o governador Renato Casagrande e isso mostra que ele também é um nome forte. O que ele decidir, estaremos com ele. Até março, muita coisa vai se definir”, comentou.
Atualmente, o PRD conta com dois vice-prefeitos e 24 vereadores com mandato no Espírito Santo. A expectativa do partido é de ampliar essa base nas eleições do próximo ano, já sob a nova federação. “Essa união com o Solidariedade vai mudar o cenário eleitoral. Estamos organizando uma estrutura robusta para disputar de igual para igual. Sonhamos com vaga na Câmara Federal e temos certeza de que a federação vai nos levar além”, concluiu Bruno.