Notícias

Fusões e federações de partidos movimentam a política capixaba

Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação

Está cada vez mais perto o processo de incorporação dos partidos PSDB e Podemos. No Espírito Santo o resultado dessa tratativa fortalece o deputado federal Gilson Daniel, que preside o Podemos-ES. O edital de convocação para a 17ª convenção nacional do PSDB foi publicado na última sexta-feira (30) e acontecerá nesta quarta (4) e quinta-feira (5).

O presidente nacional tucano, Marconi Perilo convocou os membros estaduais e com mandatos federais para tratar da incorporação ou fusão com o Podemos, bem como reforma do estatuto do partido para que a união das siglas não permita que a ideologia possa ser abarcada.

Resultante da federação União Brasil e Progressistas, a União Progressista deu protagonismo político ainda maior ao deputado federal Da Vitória, que presidente o grupo em território capixaba e o mesmo poderá acontecer com Euclério Sampaio ou Ricardo Ferraço, ambos filiados ao MDB, respectivamente o prefeito de Cariacica e o vice-governador do ES, são cotados para assumir o comando de uma outra federação.

Trata-se da união de Republicanos e MDB. Os dois partidos, nacionalmente, discutem esse processo. Na última semana um encontro de lideranças dos dois partidos apontou que essa união está mais próxima do que se imagina em forma de federação. O grande entrave são as lideranças regionais. No ES Ricardo é o presidente do MDB e Erick Musso do Republicanos.

A federação entre as legendas pode colocar o Republicanos e o MDB como uma das forças mais expressivas da política nacional. Caso o acordo se concretize, ficariam em número de congressistas atrás só do PL e da federação União Progressista, composta pelo União Brasil e o Progressistas.

Fusões e federações de partidos movimentam a política capixaba

FEED - PLENÁRIA CAPIXABA