Por Munik Vieira / ES BRASIL / Foto: Tadeu Bianconi
Nesta sexta-feira, 23 de maio, é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, e também os 490 anos de Vila Velha.
A data tem origem no ano de 1535 e faz referência à chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho à Capitania do Espírito Santo com a caravela ‘Glória’, dando origem à vila em que os portugueses se instalariam e a partir dali começaria a história do estado do Espírito Santo.
Segundo o mestre em história Bruno Cesar Nascimento, a comitiva, que contava com cerca de 65 homens, enfrentou problemas graves com os indígenas que habitavam o lugar. Por conta dessa resistência, Vasco precisou transferir a sede da capitania, até então denominada ‘Vila Nova’ para se diferenciar da primeira, ‘Vila Velha’. Com a expulsão dos indígenas, “Vila Nova” passou a ser chamada de Vila de Nossa Senhora da Vitória.
Em 25 anos como donatário, Vasco Coutinho realizou obras importantes. Além da construção das duas vilas, também ergueu as duas primeiras igrejas locais: Igreja do Rosário, fundada em 1551 (ainda existente) e a Igreja de São João, ambas em Vila Velha.
E foi ao redor da Igreja do Rosário que a vila do Espírito Santo foi sendo construída. Foram apenas 15 anos que a cidade ficou sendo a capital, já que em 1550, a Ilha de Nossa Senhora da Vitória (atualmente Vitória) se tornou a sede do Estado.
O município cresceu e hoje é considerado o terceiro em competitividade no Espírito Santo, depois da capital, Vitória, e de Aracruz. Além disso, é o segundo município mais populoso, perdendo apenas para a Serra.
A economia de Vila Velha é diversificada (indústria, comércio e serviços), possui uma ampla rede de ensino, grande polo comercial e terminais portuários, além de muita expressão cultural e monumentos históricos que orgulham seus mais de 467 mil habitantes (dados do Censo 2022).
O litoral canela-verde é um dos atrativos turísticos mais fortes do município. As praias de Vila Velha são consideradas as melhores pelos banhistas. E muitas delas se destacam, como Praia de Itapuã, Praia de Itaparica, Praia da Sereia, na Praia da Costa, Praia do Barrão, na Barra do Jucu, Praia do Ulé, na divida da Ponta da Fruta com Guarapari, entre outras.
Festa no Parque da Prainha
Vila Velha celebra seu aniversário de 490 anos com uma programação cultural gratuita no Parque da Prainha, entre os dias 22 e 25 de maio. O evento inclui feira de empreendedores locais, praça de alimentação e apresentações artísticas que reúnem atrações capixabas e nomes consagrados da música nacional. Entre os destaques, os shows de Regional da Nair, Diogo Nogueira e Psirico.
Para comemorar a data, a prefeitura vai inaugurar a reforma da Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, após o desfile cívico. Agora, o espaço também muda de nomenclatura, deixando de ser praça para virar o Parque Urbano Duque de Caxias.
*Matéria publicada originalmente em 23 de maio de 2021 e atualizada em maio de 2025.