Por Amanda Amaral / ES BRASIL / Foto: Prefeitura da Serra
A avenida inteligente Eudes Scherrer terá semáforo integrado e iluminação com controle de intensidade, entre outras novidades como a interatividade.
O primeiro projeto de via inteligente do Espírito Santo começou a ser implantado na Serra. O município vai modernizar a avenida Eudes Scherrer de Souza, que passa por Residencial Laranjeiras e Colina de Laranjeiras, por meio da tecnologia. Além disso, a promessa é de interatividade com a população.
A via contará com sistema integrado de semáforos, iluminação de LED com controle de intensidade, monitoramento com reconhecimento facial – câmeras de vídeo ou sensores no asfalto para detectar o fluxo de veículos, ponto de ônibus com carregador de celular com energia fotovoltaica, seis estações de bicicletas compartilhadas e vagas exclusivas para carros elétricos com estação de recarga.
Semáforos inteligentes
Os novos semáforos devem auxiliar na prevenção a acidentes e atropelamentos. Os sistemas funcionarão como uma reprodução ampliada da sinalização padrão, sendo colocados sobre o braço projetado e na coluna semafórica, onde ficam os grupos focais convencionais.
Os semáforos inteligentes exibem a fase semafórica em operação ao longo de toda a extensão do braço e parte da coluna, ampliando a visibilidade do estágio semafórico em até 300 metros a mais do que o padrão.
Serão instaladas também barras luminosas no piso, próximas à guia (meio-fio), na área de travessia de pedestres, que reproduzem a sinalização dos grupos focais para pedestres, no nível do chão, serão facilmente visualizadas.
Interatividade
Um sistema será implantado em cada uma das novas luminárias para que seja possível abrir um chamado para manutenção da iluminação ou outros serviços oferecidos pelo município. Também serão implantadas botoeiras inteligentes, capazes de aumentar o tempo de travessia para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
O objetivo, segundo a Prefeitura da Serra, é ofertar mais segurança para motoristas e pedestres, além de reduzir o tempo no trânsito e aumentar a fluidez no tráfego da via. O projeto faz parte do Planejamento Estratégico da cidade.
“Inovação na veia! Seguimos em busca de avanços para que nossa cidade se torne cada vez mais uma cidade moderna e inovadora. Logo, logo teremos a oportunidade de entregar ao Espírito Santo a primeira avenida 100% inteligente do nosso Estado”, afirma o prefeito da Serra, Weverson Meireles, que reforçou que a iniciativa foi planejada na gestão do prefeito Sergio Vidigal e está na fase inicial de implantação, pois contará com muito mais soluções tecnológicas para a cidade.
Confira os principais pontos do projeto da Avenida Inteligente da Eldes Scherrer:
Semáforos Inteligentes: Nova tecnologia que permite a “Onda Verde”, uma sincronização eficiente dos semáforos que reduz significativamente o tempo de viagem, proporcionando um trânsito mais ágil e fluido.
Faixas de Pedestres Iluminadas: Melhoria na visibilidade e segurança dos pedestres durante a travessia, especialmente durante a noite ou em condições de baixa iluminação.
Botoeiras Inteligentes: Dispositivo com seletividade para idosos, ativado através do uso da carteira do iodos, que aumenta o tempo de travessia para proporcionar mais segurança. Esse sistema não impacta negativamente o trânsito, pois reduz o tempo do sinal vermelho.
Ponto de ônibus com carregador de celular com energia fotovoltaica, com a possibilidade de carregamento de celulares via USB.
Instalação de seis estações de bicicletas compartilhadas, serviço que irá oferecer mais uma forma de locomoção aos moradores e visitantes, que poderão se deslocar por várias cidades da grande vitória.
Vagas exclusivas para carros elétricos com estação de recarga.