Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

PL confirma Maguinha Malta no projeto de Senado em 2026

Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação

Durante evento de posse da nova executiva do PL em Vitória, neste sábado (26), o partido confirmou a mudança entre os filiados e o projeto de lançar a filha do senador e presidente da sigla no Espírito Santo, Magno Malta ao Senado Federal em 2026. Maguinha Malta, como ES Hoje antecipou, apesar da negativa do deputado Gilvan da Federal, será lançada candidata a uma das duas cadeiras que o Espírito Santo elegerá ano que vem. E, se for eleita, estará tão lado do pai na bancada capixabas.

A cerimônia, que reuniu autoridades, filiados e apoiadores, e, segundo o Partido Liberal, simbolizou uma renovação de forças, com “propósito de transformar Vitória e o Espírito Santo por meio de uma política baseada em valores sólidos”.

Gilvan da Federal assumiu a presidência do PL em Vitória e, também confirmou o que ES HOJE antecipou: em 2026 concorrerá para a reeleição.

A cerimônia também contou com a presença do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que expressou sua preocupação com a atual situação política do Brasil e o papel da justiça. “Há momentos em que nos sentimos impotentes diante do que está acontecendo. A nossa justiça está condenando pessoas por atos de resistência, enquanto fecha os olhos para outros casos de corrupção. Não podemos aceitar isso!”, criticou Nikolas, questionando o que considera um desvirtuamento da justiça brasileira. “Nossa responsabilidade é mudar este país. E, se Deus permitir, lutarei para ver Bolsonaro de volta ao Palácio do Planalto”, concluiu, reforçando sua confiança na transformação política.

Outro momento de destaque foi o anúncio de Maguinha Malta como pré-candidata ao Senado.

Em discurso, o senador Magno Malta destacou: “Quando eu disse que ele (Gilvan) foi um dos maiores incentivadores, é porque ele discutiu até comigo. Eu resisti, até com Deus, à ideia de Maguinha ingressar na política. Ela guardou essa vontade por 10 anos, sabendo que Deus já havia falado com ela, enquanto eu ainda relutava. Vale lembrar que, em determinado momento, o próprio Gilvan desejava ser senador. Hoje, reafirmei que, se ele quiser retomar o projeto e voltar a ser pré-candidato ao Senado, a decisão será dele. Como ele optou pela reeleição, manterá o seu número da eleição passada. Já Maguinha, certamente, ficará com o meu número, o 222, que representa o meu legado”.

Emocionado, Malta ainda destacou sua luta pela verdade, criticando o Supremo Tribunal Federal (STF) e os abusos cometidos no país. “Não fui levantado para agradar a maioria, mas para falar a verdade, mesmo que ela cause desconforto”, afirmou, relembrando os desafios que enfrentou ao longo de sua carreira política.

A solenidade também contou com a participação de diversas lideranças, como os deputados federais Zucco, Gayer, Eduardo Bolsonaro, Van Hattem, Sargento Fahur e Paulo Bilynskyj, que, por meio de mensagens no telão, expressaram seu apoio a Gilvan.

PL confirma Maguinha Malta no projeto de Senado em 2026

Design sem nome (1)