Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

A vaga mais cobiçada na chapa governista de 2026

Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação

Muito se fala sobre quem será o ungido do grupo do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para a sucessão de 2026. Mas há um ponto em particular que necessita de muita atenção e que, talvez, seja a vaga mais cobiçada: o cargo de vice da chapa.

O Palácio Anchieta vem trabalhando com pesquisas e mais pesquisas, segundo bastidores. Dizem que há uma enorme para chegar e que elenca pontos fortes e fracos daqueles que estão no páreo, como o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT).

Ocorre que a eleição de 2022 deixou mostras de que não se faz nada sozinho. Se em 2018, Casagrande teve sucesso ao escolher Jacqueline Moraes (PSB) como sua vice, quatro anos depois houve mudança de rota para ter consigo um nome aprovado no mercado e também com recall.

Naturalmente, isso deverá acontecer ano que vem com aquele que for escolhido pela atual gestão do Palácio Anchieta, que ainda se depara com a liderança, nos retratos mais recentes, do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), nas pesquisas de intenções de votos. Claro que tudo ainda é muito prematuro, mas acende um alerta, especialmente pelo governo Casagrande ter alta popularidade.

O ajuste fino na chapa que vier abençoada por Casagrande e que, caso venha mesmo com Ricardo na cabeça, terá um detalhe a mais: se vitorioso, o emedebista só poderá ficar quatro anos no poder e aí “o” ou “a” vice fica, automaticamente, mais visado (a) para a disputa de 2030.

No frigir dos ovos e tendo, de fato, alta chance de conquista, a chapa de Ricardo pode trazer mudanças de planos para políticos que atualmente acenam para um tipo de desejo no pleito. E se tudo der certo, quem ficar com a vice pode sonhar com a cadeira mais poderosa para 2030. Nada mal.

 

A vaga mais cobiçada na chapa governista de 2026

MATÉRIAS DO SITE