Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação
Após dedicar suas férias para estar perto da família e dos netos, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), retorna ao labor, nesta semana, com tarefas que estão relacionadas com atores que estão sob sua curatela, pelo menos na esfera política.
O socialista, inevitavelmente, terá um termômetro de como foi a gestão interina do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), que é trabalhado para ser a opção número 1 do grupo para a campanha de 2026.
Nesse interim, Ricardo conviveu com agendas positivas, rodou o Espírito Santo, especialmente o Sul, conhecida região de influência da família dele, e teve de encarar crise na segurança pública, refletida pela queima de ônibus na Grande Vitória.
O saldo poderá ser medido por pesquisas futuras, que vão mostrar a opinião do eleitor a respeito dessa época, além das próprias percepções de quem está no metiê e anda colado com o governador.
Casagrande ainda tem de ficar de olho quanto aos interesses de dois aliados que manifestam predileção com relação às eleições do ano que vem: o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, agora sem partido e flertadíssimo por outras legendas, e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).
O socialista tem grande virtude de ter mantido o grupo coeso em 2022 e terá novamente de mostrar esse predicado para 2026. A praticamente um ano das desincompatibilizações para o pleito, conversas serão reforçadas, até mesmo para que o time não coloque os pés pelas mãos e dê espaço para o rival, hoje representado pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
A noção de tempo varia para cada um. Dez dias podem parecer pouco, mas muito aconteceu ao longo do tempo de descanso do governador. Hora de voltar à rotina, porque há muito desafio pela frente.
Gratidão
Em suas redes sociais, Ricardo disse que “o sétimo período de interinidade como governador em exercício do Espírito Santo termina nesta segunda-feira e registro aqui nossa gratidão aos capixabas pela forma carinhosa que nos receberam e aos colegas de governo, equipe firme, com quem compartilhamos o dia a dia”.
Vídeo colaborativo
Ricardo ainda publicou vídeo colaborativo com Euclério. O tema foi a nova orla de Cariacica.