Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Filiação de Hartung ao PSD tem anúncio de data: 26 de maio. Candidato, mesmo?

Por Manaira Medeiros / SÉCULO DIÁRIO / Foto: Leonardo Sá

A filiação do ex-governador Paulo Hartung ao PSD agora tem anúncio de data: 26 de maio.

O ato seria no início do mesmo mês, mas foi adiado por conta dos avanços nas negociações da Nacional com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ambos do PSDB, como informou o jornal Estadão na segunda-feira (17).

Hartung acenou para o PSD ainda no ano passado, e vai coordenar a Fundação Espaço Democrático, setor de formação da legenda.

A filiação ficou em compasso de espera, considerando o fim do seu mandato como conselheiro da Vale, no final de abril. Depois de discursar várias vezes sobre sua aposentadoria da carreira política, ao mesmo tempo em que adora incensar seu nome na imprensa como “candidato dos sonhos” para qualquer cargo, Hartung voltou à cena e estaria disposto a disputar o Senado em 2026. Como já analisado aqui na coluna, porém, falta entender como essa movimentação “dará liga”. É que o PSD conversa para fechar aliança com o PL e o Republicanos, em torno da candidatura ao governo do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Neste último ponto, não há conflito, pelo contrário, o ex-governador tem distribuído elogios ao prefeito. O problema é o PL, do senador Magno Malta, que tem como prioridade o mesmo campo eleitoral – serão duas vagas abertas -, e Hartung, como se sabe, é crítico do bolsonarismo.

Mas política é aquilo, tudo sempre pode acontecer…inclusive, ser só mais um “balão de ensaio” do ex-governador, acostumado a revirar o quadro eleitoral para nada, como já ocorreu incontáveis vezes no Estado.

Alternativas

O “número um” do PL, até outro dia, era o deputado federal Gilvan da Federal, lançado publicamente pelo partido em várias ocasiões. Contudo, com perfil explosivo e avesso aos personagens dos outros partidos que estão em negociação, a estratégia parece ter mudado nas últimas semanas. Entraram no circuito o deputado estadual Callegari e a filha de Magno, Maguinha.

Repeteco

Caso Hartung encare, mesmo, o Senado, ele vai esbarrar pela frente, principalmente, com seu conhecido adversário, o governador Renato Casagrande (PSB). Uma reedição de 2014, quando os dois se enfrentaram ao governo do Estado, eleição em que Hartung emplacou a tese de “salvador dos capixabas”.

Filiação de Hartung ao PSD tem anúncio de data: 26 de maio. Candidato, mesmo?

Design sem nome (2)