Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Presidente do Crea-ES anuncia mutirões para fiscalização de pontes no Espírito Santo

Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) dará início, neste mês de março, a uma série de mutirões para fiscalização e análise técnica de pontes em todo o estado. A iniciativa contará com a participação de inspetores regionais, servidores, entidades de classe, instituições de ensino e parcerias com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

A preocupação com a segurança estrutural das pontes se intensificou após a recente divulgação do estudo “Panorama das Pontes Rodoviárias Brasileiras (2025)”. Segundo o levantamento, mais de 11 mil pontes em todo o país estão em situação crítica, enquanto cerca de 42 mil exigem manutenção urgente devido à idade avançada e falta de conservação.

O estudo estima que seriam necessários R$ 5,83 bilhões para a reabilitação das estruturas em condição mais crítica no país. De acordo com Jorge Silva, presidente do Crea-ES, a medida visa evitar tragédias como o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido em dezembro de 2024, entre os municípios de Aguiarnópolis (Tocantins) e Estreito (Maranhão).

“Já recebemos algumas denúncias esta semana sobre pontes que correm alto risco de queda aqui no Espírito Santo, e por isso vamos iniciar os mutirões imediatamente. Proteger a sociedade é fundamental”, destacou Jorge Silva.

O Crea-ES irá divulgar mais detalhes sobre as vistorias nos próximos dias. A fiscalização é essencial para garantir a segurança da população e prevenir possíveis acidentes decorrentes da falta de manutenção adequada dessas estruturas.

Presidente do Crea-ES anuncia mutirões para fiscalização de pontes no Espírito Santo

INSTAGRAM