Por Kayra Miranda / FOLHA VITÓRIA / Foto: Folha Vitória
Governador apresentou nesta segunda-feira (30/12), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, os resultados e investimentos na área de segurança.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), apresentou nesta segunda-feira (30/12), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, os resultados e investimentos na área de segurança pública. Entre os principais anúncios estão a construção de novas unidades prisionais e a criação de uma superintendência da mulher na Polícia Civil para combater feminicídios.
Investimentos em segurança pública
Segundo Casagrande, o governo está em fase de contratação para construir três novas unidades prisionais. Em Cariacica, será erguido um presídio com capacidade para 400 novas vagas. Além disso, estão previstas mais duas unidades, uma em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Linhares.
A expansão faz parte de um esforço para modernizar e ampliar o sistema carcerário capixaba, proporcionando mais segurança e controle.
Outra iniciativa destacada pelo governador foi a criação da superintendência da mulher na Polícia Civil, voltada ao enfrentamento da violência de gênero e à redução de casos de feminicídio.
A medida visa fortalecer as políticas de proteção e acolhimento às vítimas, além de agilizar investigações e punições aos agressores.
Tecnologia e modernização
O governador também destacou os investimentos em tecnologia para aprimorar a segurança pública.
Entre as ações implementadas, estão o uso de biometria facial para identificação de criminosos procurados e o reforço em equipamentos e viaturas para as polícias Militar, Civil, Penal e Científica.
Além disso o governo do Espírito Santo lançou em setembro de 2023, em cerimônia no Palácio Anchieta, o edital para licitação do novo Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica (CIPTC), que será construído em Cariacica.
O novo centro terá uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados e será construído em um terreno doado pela Prefeitura de Cariacica, na Avenida Mário Gurgel, no bairro Alto Laje, às margens da BR-262.
O CIPTC vai abrigar o Departamento de Laboratório Forense (DLF), Departamento Médico Legal (DML), Departamento de Criminalística (DEC), Departamento de Identificação (DEI), a Central de Custódia, os gabinetes e a área administrativa.