Por Fabio Gabriel / ES BRASIL / Foto: Secom Governo ES
Governador participou da inauguração do espaço, que conta com planetário, auditório e hub de inovação, que promete atrair investimentos para Colatina e região.
Colatina celebrou na última semana a inauguração do seu tão aguardado Centro de Ciência e Tecnologia. Construído na Praça Sol Poente, o espaço reúne infraestrutura de ponta, como Planetário, Observatório Astronômico, auditório com 136 lugares e laboratórios de realidade virtual, em uma área de mais de 2 mil metros quadrados. A iniciativa visa capacitar jovens, promover a cultura científica e atrair investimentos, consolidando a cidade como referência regional em inovação.
“É um investimento realizado em parceria com a gestão municipal para aprendizado e desenvolvimento da cultura científica de forma acessível à população, proporcionando progresso científico e tecnológico do Estado, com impacto positivo também sobre o desenvolvimento econômico”, destacou a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, que esteve na inauguração juntamente com o governador Renato Casagrande.
O Centro de Ciência e Tecnologia conta com equipamentos avançados que colocam Colatina no mapa da divulgação científica. Com o apoio de especialistas como Renato Oliveira e Carlos Mariano, telescópios de alta precisão e um planetário com 49 lugares já estão prontos para atender estudantes, pesquisadores e curiosos de todas as idades. Segundo os especialistas, a iniciativa representa um passo visionário para democratizar o acesso à ciência no Espírito Santo e no Brasil.
Mais de 180 pessoas já assistiram às primeiras sessões do Planetário do Centro de Ciências de Colatina, realizadas nesta segunda-feira (23). “É uma ação visionária mesmo. Nós ficamos estupefatos com essa iniciativa. Abre uma porta para a cultura científica e coloca Colatina em destaque nacional”, pontuou o professor Renato, que já trabalhou nos planetários de São Paulo, Campinas e Vitória.
Hub de inovação em Colatina
Entre as novidades do Centro de Ciência, destaca-se o projeto Barracão do Futuro, que conecta empresas, startups e instituições de ensino em um espaço colaborativo. Idealizado pela Prefeitura de Colatina e pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o projeto visa estimular o empreendedorismo e a retenção de talentos locais. Além disso, o espaço promete fomentar a criatividade e oferecer soluções tecnológicas para impulsionar a economia regional.