Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Maturano protocola chapa para presidir a Câmara de Vila Velha

Por Vitor Vogas / ES 360 / Foto: Divulgação

Maturano é um sobrenome italiano que vem do latim (adjetivo maturus: maduro; verbo maturare: maturar). Na disputa pela presidência da Câmara de Vila Velha, a candidatura de Osvaldo Maturano (PRD), líder de Arnaldinho na Câmara, amadureceu aos poucos. Mas, finalmente, parece ter chegado a sua hora e vez.

Há dez dias, Joel Rangel (Podemos) era apontado por outros vereadores como o nome que mais agradaria ao prefeito e, por isso mesmo, um passo à frente dos concorrentes. Depois, outros três postulantes, Rogério Cardoso (Podemos), Patrícia Crizanto (PSB) e Ivan Carlini (Podemos), uniram forças em um bloco com outros sete vereadores eleitos. Ivan, então, ganhou fôlego. Mas, na reta final, Maturano ultrapassou a concorrência. Consolidando-se como o nome preferido por Arnaldinho Borgo (Podemos) e apoiado pela maioria dos vereadores eleitos pela base do prefeito, o veterano vereador foi o primeiro a registrar chapa na eleição da Mesa Diretora.

A chapa encabeçada por Maturano foi protocolada por volta das 16h30 desta quarta-feira (18). Além dos cinco outros membros da Mesa (totalizando seis), assinam o ofício mais cinco parlamentares eleitos, declarando “expresso apoio à chapa”. No total, portanto, o registro da chapa é assinado por 11 dos 21 vereadores que estarão na próxima legislatura. Maturano assume, assim, a dianteira da disputa interna. Neste momento, tem a maioria absoluta (metade dos votos possíveis mais um) para garantir a vitória matemática na eleição do dia 1º de janeiro.

A composição da chapa é a seguinte:

Presidente: Osvaldo Maturano (PRD)

1º secretário: Léo Pindoba (Podemos)

2ª secretário: Carol Caldeira (DC)

Vice-presidente: Hércules Silveira (PP)

2º vice-presidente: Alex Recepute (PRD)

3º secretário: Ademir Pontini (MDB)

Além deles, assinaram o documento, declarando “expresso apoio à chapa”:

1. Anadelso Pereira (Podemos)

2. Devanir Ferreira (Republicanos)

3. Joel Rangel (Podemos)

4. Thiagão Henker (Podemos)

5. Jonimar Oliveira (PP)

Para não deixar nenhuma dúvida de que endossa a chapa e de que Maturano é seu nome na eleição do outro Poder, Arnaldinho saiu na foto (acima), com seu vice-prefeito eleito, Cael Linhalis (PSB), ao lado dos onze signatários.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vila Velha, as chapas precisam ser registradas até a próxima segunda-feira (23). Regimentalmente, nada impede que um ou mais vereadores signatários de uma chapa requeiram a exclusão do seu nome, tampouco que um membro de uma chapa acabe votando em outra. Quanto aos que assinam o documento com a manifestação de “expresso apoio”, o valor do gesto é só político. A rigor, podem votar em quem quiserem.

Politicamente, contudo, é muito forte o gesto de Maturano, protocolando a chapa à frente dos demais e mostrando já ter reunido o apoio da maioria. A vitória dele passa a estar muito bem encaminhada. E será, nesse caso, vitória também do prefeito Arnaldinho e do seu núcleo de articulação política. Ainda que não fosse o melhor dos mundos para eles no início do processo, Maturano foi o cavalo no qual a equipe do prefeito acabou apostando no fim – até para evitar o risco de crescimento e vitória de um movimento paralelo que não agradava ao Executivo.

Um outro grupo formado pelos outros dez vereadores eleitos, contrário ao nome de Maturano, mantinha-se unido e resistia – pelo menos até a protocolização da chapa do líder do prefeito.

Além de Ivan Carlini (Podemos), Rogério Cardoso (Podemos) e Patrícia Crizanto (PSB) – todos da base de Arnaldinho; todos também almejando a presidência –, esse grupo é composto por outros três aliados do prefeito – Renzo Mendes (PP), Fábio Pires (Agir) e Welber da Segurança (União) – e, ainda, pelos quatro vereadores inclinados a fazer mandato de oposição – o do PT, Rafael Primo, e o trio do PL: Patrick da Guarda, Devacir Rabello e Pastor Fabiano Oliveira.

Insistindo em que o grupo só visa à eleição da Mesa e não tem caráter de oposição a Arnaldinho, os dez têm se reunido regularmente desde a deflagração da disputa. Na tarde desta quarta-feira (18), pouco antes da cerimônia de diplomação dos eleitos marcada para as 16 horas na UVV e do registro da chapa de Maturano, os dez tornaram a se reunir, em um local na Prainha, para reiterar que o bloco seguia firme, com a intenção de registrar uma chapa até o dia 23.

Maturano protocola chapa para presidir a Câmara de Vila Velha

TEMAS (13)