Por Guilherme Lage / FOLHA VITÓRIA / Foto-legenda: Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória (ES) / Crédito: Divulgação
A Prefeitura de Vitória lançou nesta quarta-feira (4) um edital para restauração do Cais do Hidroavião, primeiro aeroporto da Capital, localizado na baía de Vitória, no bairro Mário Cypreste.
O cais foi instalado no início do século XX e era a única maneira de chegar de aeronave ao Espírito Santo até o ano de 1948, quando deixou de funcionar.
Na década de 1990, o local chegou a passar por um processo de restauro, mas está abandonado desde então.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
A desocupação do estabelecimento chegou a preocupar moradores da região, de acordo com Jurandir Pereira, vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Mário Cypreste.
“Passava medo para os moradores, porque muitas pessoas em situação de rua ficavam lá dentro. É todo o tipo de sujeira. O morador passa com medo”, disse.
Patrimônio Histórico
O conjunto arquitetônico do Cais do Hidroavião é tombado como patrimônio histórico. Em 2019, a Secretaria de Patrimônio da União cedeu as instalações à Prefeitura de Vitória.
No ano seguinte foi lançado um edital para restauração, mas foi difícil encontrar empresas interessadas.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
O novo edital contempla benfeitorias de engenharia e arquitetura para devolver ao local as características originais das instalações, assim como era em 1948.
A empresa vencedora será anunciada no dia 7 de abril e o prazo para a conclusão das obras será de um ano e seis meses.
Novo espaço deve ganhar restaurante
Além disso, um segundo edital deve ser lançado nos próximos seis meses para empresas interessadas em explorar o espaço comercialmente. A ideia é de que no local seja instalado um restaurante de frutos do mar.
Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a ideia é transformar o local em um ponto turístico.
“Queremos também um espaço para gastronomia, para arte e cultura. A ideia é fazer com que seja um espaço de contemplação, e um local onde as pessoas possam conviver. Vamos ter moqueca capixaba, gastronomia, um ponto de encontro para turistas e visitantes”, afirmou.
Veja como vai ficar o espaço:

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record