Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Educação de Colatina amplia rede e abre mais de 4 mil novas vagas para 2026

Por assessoria / Foto: Divulgação

Investimentos em novas unidades, ampliações e reformas garantem atendimento da Educação Infantil ao Ensino Fundamental em todas as regiões do município

A Rede Municipal de Educação de Colatina está preparada para o ano letivo de 2026. O número de vagas foi ampliado com mais 4.150 novas vagas, distribuídas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Ao todo, serão disponibilizadas 1.400 vagas para a Educação Infantil e 2.750 vagas para o Ensino Fundamental, contemplando as 89 unidades escolares do município. A distribuição das vagas considera a demanda de cada região da cidade, garantindo acesso à educação desde a primeira infância até os anos finais da formação básica.

“As novas vagas são decorrentes da entrega de novas unidades, além de aplicações e reformas nas unidades já existentes”, destaca o prefeito Renzo Vasconcelos.

Serão três novas creches neste ano: os CEIM Mario Leôncio da Vitória, Villa Treviso e São Miguel. No âmbito das reformas e ampliações, as EMEFs Dr. Carlos Germano Naumann e Amélio Forechi estão prontas para receber mais estudantes. Além delas, outras quatro unidades seguem em obras e, em breve, estarão novinhas para os alunos aproveitarem.

Matrículas

A convocação de estudantes para a efetivação das matrículas segue até 2 de fevereiro. Com planejamento antecipado e metas definidas, a proposta é tudo estar pronto até o dia 9 de fevereiro. “A organização antecipada da chamada escolar nos permite mapear demandas, planejar turmas, equipes e infraestrutura, garantindo que cada criança e estudante tenha uma vaga assegurada e um ambiente de aprendizagem adequado em 2026”, afirma.

Segundo a secretária, a preparação da rede envolve não apenas a abertura de vagas, mas também o fortalecimento da estrutura pedagógica e administrativa das escolas. “Estamos trabalhando para que o próximo ano letivo comece com tudo organizado, desde a educação infantil até o ensino fundamental, com foco na qualidade do ensino, no acolhimento das famílias e na aprendizagem dos nossos estudantes”, completou Daniella Horta.

Quem ainda não se matriculou, pode aproveitar a janela entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. Basta procurar uma das unidades escolares municipais.

Educação de Colatina amplia rede e abre mais de 4 mil novas vagas para 2026