Por assessoria / Foto-legenda: Secretário de Estado, Marcos Soares, prefeito Micula e Allan Dantas, secretário de obras
A gestão do prefeito Micula demonstrou mais uma vez agilidade, responsabilidade e compromisso com a segurança da população ao agir imediatamente após o cedimento parcial do talude, ocorrido na segunda-feira (05/01), em frente ao pátio lateral da Prefeitura, na Rua César Augusto Sarcinelli, via que liga os bairros Cruzeiro e Floresta, nas proximidades do Posto Cidade.
Assim que identificada a situação de risco, a administração municipal, por meio da Secretaria de Obras e da Defesa Civil, adotou medidas emergenciais para proteger vidas e evitar danos maiores.
Ação imediata para proteger a população
Sob a coordenação do secretário municipal de Obras, Allan Dantas, e da coordenadora da Defesa Civil, Carmem Santos Barros, com apoio das equipes da Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN), o local foi isolado e interditado, garantindo a segurança de moradores e motoristas.

O secretário municipal de Obras, Allan Dantas, e a coordenadora da Defesa Civil, Carmem Santos Barros
O isolamento do talude com lona, medida preventiva e estratégica, reduz a infiltração de água e diminui o risco de novos deslizamentos, enquanto a interdição do trecho demonstra a prioridade absoluta da gestão com a preservação da vida.
Organização do trânsito e responsabilidade administrativa
Para minimizar impactos à população, a Prefeitura reorganizou o tráfego:
O acesso pela lateral do Posto Cidade passou a atender exclusivamente o bairro Cruzeiro;
O acesso ao bairro Floresta ocorre em mão dupla pela Rua Maria B. Almeida, garantindo mobilidade e segurança.
As mudanças reforçam o compromisso da gestão com planejamento e responsabilidade, mesmo em situações emergenciais.
Convênio garantido e obra histórica já assegurada
O prefeito Micula destacou que a Prefeitura já garantiu, desde novembro de 2025, um convênio aprovado com o Governo do Estado, por meio da SEDURB, no valor de R$ 8.617.834,66, para a execução de uma obra estruturante e definitiva no local.
“Não estamos improvisando. Essa obra já está planejada, aprovada e garantida. Agora, nossa luta é acelerar os trâmites para que ela comece o quanto antes”, afirmou o prefeito.
Projeto moderno, seguro e com impacto direto na mobilidade urbana
O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras, sob responsabilidade técnica do engenheiro civil e secretário Allan Dantas, prevê a construção de um muro de contenção com solo grampeado, com cerca de 150 metros de extensão e 9 metros de altura, além de drenagem, recuperação da pavimentação, guarda-corpo e melhorias urbanísticas.
A intervenção vai eliminar definitivamente o risco de desabamento, além de ampliar a via, melhorando o fluxo de veículos e pedestres.
Outro destaque é a construção de uma escadaria de acesso, ligando diretamente os bairros Cruzeiro e Floresta ao Centro, pela Rua dos Três Poderes, facilitando o deslocamento diário da população.
Articulação política forte garante avanço da obra
Atendendo a solicitação do vereador Marcelo Campostrini, líder do prefeito na Câmara, e demonstrando capacidade de articulação política e diálogo institucional, o secretário Allan Dantas entrou em contato, ainda na noite de segunda-feira (06/01), às 23h, com o secretário de Estado Marcos Soares (SEDURB), que se comprometeu a dar celeridade ao processo de liberação dos recursos.
A articulação conta com o empenho direto do prefeito Micula e do deputado federal e coordenador da bancada capixaba, Da Vitória, e do deputado estadual e líder do Governo, Vandinho Leite, que atuaram junto ao governador Renato Casagrande para assegurar a destinação da verba.
Gestão presente, planejamento e compromisso com João Neiva
Nesta terça-feira (06/01), a Prefeitura encaminhou ao Governo do Estado o laudo técnico de interdição da área, reforçando a necessidade de agilidade na liberação dos recursos e no processo licitatório.
A ação reafirma que a gestão municipal atua com planejamento, responsabilidade e articulação política, garantindo não apenas respostas imediatas às emergências, mas também soluções definitivas e estruturantes para o futuro de João Neiva.