Por Erik Oakes / ES BRASIL / Foto-legenda: Ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PSD) lançou o livro “A Política em Tempos de Grandes Mudanças” / Crédito: Jerry Apolinário (Next Editorial)
Ex-governador fala sobre pesquisas para o Senado e o novo livro “A Política em Tempos de Mudança”
O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PSD), não descarta voltar a disputar uma eleição em 2026. Em entrevista ao portal ES Brasil, ele afirmou que se sente feliz por ser lembrado e citado em pesquisas, especialmente para o Senado, mas preferiu não confirmar se será candidato.
“Isso permite (se filiar ao PSD) que eu possa disputar uma eleição para frente? Permite. Eu sempre digo assim, olha, eu sou muito feliz com as oportunidades que os capixabas me deram, os brasileiros me deram”, iniciou Hartung, completando sobre o que já esteve em seus planos.
“Das coisas que eu planejei, faltou o quê? Faltou ser vice-presidente da República ou presidente da República, né?… Se você está pensando em me perguntar: pode disputar uma eleição no futuro? Posso. Depende se aparecer uma oportunidade, se fizer sentido, né?”, disse Hartung, que também é presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Governador do Espírito Santo por três mandatos, Hartung é um dos nomes apontados para disputar as eleições ao Senado em 2026. Em maio, ele se filiou ao PSD e, recentemente, lançou o livro “A Política em Tempos de Grandes Mudanças”. Atualmente, percorre o país divulgando a obra.
A obra reflete sobre os desafios da democracia, da sustentabilidade e da modernização do Estado. Organizado em duas partes, o livro apresenta uma agenda nacional baseada em três pilares — justiça socioeconômica, sustentabilidade e fortalecimento institucional — além de reunir 34 artigos publicados ao longo dos últimos anos, dois deles inéditos.
O lançamento em Vitória ocorreu no início de agosto e teve caráter solidário: toda a renda obtida com a venda dos exemplares foi destinada ao Asilo dos Idosos de Vitória, que recebeu mais de 300 livros comercializados apenas na noite de estreia. O diretor da instituição, Robson Melo, agradeceu a iniciativa e destacou o impacto da doação.