Por Vitor Vogas / ES 360 / Foto-legenda: Cyntia Grillo (ao centro) se filiou ao Podemos 913/12/2025) / Crédito: assessoria do Podemos-ES
Chegada de aliados de Casagrande é compensação importante e resposta rápida a uma recente baixa significativa sofrida pela chapa de federais do partido
Importante encontro estadual foi promovido no último sábado (13) pelo Podemos, partido de centro-direita presidido há anos no Espírito Santo pelo deputado federal Gilson Daniel. No evento, realizado no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica, o partido oficializou algumas filiações que fortalecem suas chapas de candidatos a deputado estadual e federal para as eleições 2026.
Dois deputados estaduais em pleno exercício do mandato anunciaram a decisão de se filiarem ao Podemos na próxima janela legal para migrações partidárias, em março do ano que vem: Fabrício Gandini, atualmente no PSD, e Bruno Resende, que hoje está no União Brasil. Gandini será candidato a um novo mandato de deputado estadual, enquanto Doutor Bruno, como é mais conhecido, tentará chegar à Câmara Federal.
Três integrantes do governo Casagrande (PSB), atualmente sem mandato, assinaram a ficha de filiação ao Podemos. Uma delas foi a secretária estadual de Assistência Social, Cyntia Grillo, que já tinha um acordo com Gilson desde o início do ano, chancelado pelo governador Renato Casagrande (PSB). Ela disputará sua primeira eleição, como candidata a deputada estadual.
O jornalista Philipe Lemos também assinou a ficha. Ex-secretário estadual de Turismo, ele é, desde o início do ano, superintendente de relações institucionais da Cesan. Lemos tentará novamente chegar à Câmara dos Deputados, após ter se candidato ao mesmo cargo, pelo PDT, em 2022. Sua filiação ao Podemos consolida um antigo flerte dele com o partido. Antes das últimas eleições municipais, o jornalista chegou a ser cotado para ser candidato a vice-prefeito da Serra pelo Podemos na chapa do PDT, o que não se concretizou.

Philipe Lemos se filiou ao Podemos 913/12/2025). Foto: assessoria do Podemos-ES
Finalmente, o diretor-presidente do Incaper e ex-prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel, também se filiou para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Assim, além do próprio Gilson Daniel, pré-candidato à reeleição, a chapa de federais do Podemos passa a ter Doutor Bruno Resende, Philipe Lemos e Alessandro Broedel. O reforço de aliados governistas é uma compensação importante e uma resposta rápida a uma recente baixa significativa sofrida por essa chapa, com o anúncio do deputado federal Victor Linhalis (ainda no Podemos) de que irá para o PSDB em março.
Sem esses e talvez outros reforços, até a reeleição de Gilson ficaria em risco.
Para o próprio deputado, o evento de sábado simboliza uma nova fase do Podemos no Estado. “Mostramos a força de um partido que cresce com base nos municípios, que acolhe novas lideranças e que constrói um projeto sólido para o Espírito Santo. O Podemos está unido, organizado e pronto para contribuir com o futuro do nosso estado.”
O evento lotou o auditório do Centro Cultural Frei Civitella e teve a presença da presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP). Quem também compareceu e discursou foi o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato a governador, com o apoio do Podemos.
Ricardo destacou a parceria com o Podemos e lembrou que o partido foi o primeiro a declarar apoio ao movimento político-eleitoral liderado por ele e pelo governador Renato Casagrande. Afirmou estar “preparado, motivado e animado para discutir o futuro do Espírito Santo, com diálogo, responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento do Estado”.