Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Divulgação
O desembargador Namyr Carlos de Souza Filho tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) em sessão solene realizada nesta quarta-feira (10), na sede da Justiça Eleitoral, em Vitória. A cerimônia marcou o início do biênio 2026/2027 e reuniu autoridades dos Três Poderes, representantes do Ministério Público, magistrados, advogados e lideranças políticas.
Na mesma solenidade, o desembargador Arthur José Neiva de Almeida foi empossado como vice-presidente e corregedor regional eleitoral da Corte.
Durante o discurso de posse, Namyr se emocionou ao relembrar a trajetória que o levou à presidência do Tribunal. O magistrado destacou o papel institucional da Justiça Eleitoral e sua função na garantia de que o poder político emane do povo. “A Justiça Eleitoral não pertence a partido, governos ou interesses particulares”, afirmou.
O novo presidente também citou desafios que, segundo ele, exigirão atenção redobrada da Corte nos próximos anos, entre eles a propagação de notícias falsas e ataques pessoais no ambiente político. “Os tempos atuais impõem enfrentamento rigoroso à desinformação e às fake news”, declarou. Em outro trecho, observou: “Manifestações de opiniões, sob o pretexto de liberdade de expressão, não devem ser feitas para ataques diretos à honra e à imagem das pessoas”.
Namyr Carlos ressaltou ainda que partidos políticos e eleitores têm responsabilidades a cumprir no processo eleitoral. “Os partidos políticos precisam estar atentos para indicação de candidatos com propostas concretas para a população. O eleitor deve buscar valorizar o seu voto, verificando sua afinidade com aquele projeto político e investigar o perfil dos determinados candidatos. A escolha dos candidatos deve ser seletiva. O povo não pode se omitir das escolhas importantes para o país”, afirmou.
A posse contou com a presença do governador Renato Casagrande, do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, além de outras autoridades.
A eleição da nova Mesa Diretora ocorreu em outubro deste ano, em votação secreta e unânime no Pleno do TRE-ES, a partir de indicação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Namyr sucede o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, enquanto Arthur Neiva assume as funções exercidas até então pela desembargadora Janete Vargas Simões, eleita presidente do TJES também em outubro, em votação secreta.