Por Izabelle Sampaio* / ES BRASIL / Foto-legenda: A Conferência Cidades 2030 em Vila Velha nos dias 12 e 13/12 reúne especialistas para discutir soluções urbanas inovadoras, com entrada gratuita / Crédito: Divulgação
O evento, que acontece em Vila Velha, será aberto ao público nos dias 12 e 13 de dezembro de 2025
Durante os dias 12 e 13 de dezembro de 2025, a Universidade de Vila Velha vai sediar a conferência Cidades 2030, uma iniciativa dedicada a debater os desafios e possibilidades das cidades brasileiras nas próximas décadas. O encontro acontecerá no Anfiteatro da UVV, Unidade Acadêmica.
O evento reunirá pesquisadores, organizações e especialistas de diferentes áreas para discutir temas como sustentabilidade, mobilidade, habitação e urbanismo. A iniciativa é voltada a pessoas e soluções inovadoras que tornam os centros urbanos mais inclusivos e eficientes.
A proposta do encontro é ampliar o debate para além do campo da arquitetura e envolver profissionais e projetos de diferentes áreas em uma discussão interdisciplinar sobre cidades mais humanas, seguras e sustentáveis.
A programação começa no dia 12, às 13h. O evento contará com iniciativas de destaque nacional, como o Instituto Caminhabilidade, responsável pela Paulista aberta aos domingos, e o negócio social Arquitetura Faz Bem. Também serão apresentados cases capixabas reconhecidos internacionalmente, como o Território do Bem.
Serão dois dias de painéis e palestras dedicadas a apresentar soluções criativas e de impacto social. As discussões giram em torno de como construir cidades voltadas para as pessoas e promover o desenvolvimento urbano sem deixar ninguém para trás,utilizando inovação, políticas públicas eficientes e a colaboração entre setores.
O encerramento da conferência ficará por conta do jornalista e escritor Raul Juste Lores, autor do livro São Paulo nas Alturas, no dia 13. Especialista em arquitetura e urbanismo, Lores já recebeu o Prêmio APCA de Arquitetura e mantém o canal São Paulo nas Alturas no YouTube, com mais de 245 mil inscritos.
O diretor executivo do projeto, Alessandro Coutinho, comentou sobre a oportunidade de aproximar o Estado das discussões mais urgentes sobre urbanismo contemporâneo. “Promover esse debate dentro da universidade e reunir nomes tão importantes é uma forma de trazer soluções reais para os desafios urbanos. Cidades mais humanas exigem diálogo, participação e coragem para inovar, e este evento foi pensado para estimular exatamente esse movimento”, afirma.
A produtora executiva do Cidades 2030 explica um pouco sobre o evento e os desdobramentos do projeto, que também inclui um podcast semanal. “Nosso objetivo é reunir pesquisadores, iniciativas e organizações que estão pensando, propondo e executando soluções para os problemas das cidades nas mais diversas frentes, como habitação, mobilidade, segurança, inclusão e sustentabilidade. Através dessa reunião, acreditamos que é possível sensibilizar mais pessoas no desejo de melhoria das nossas cidades por meio de ações inovadoras, que às vezes podem ter um baixo custo, mas um impacto grandioso”.
Confira a programação completa!
Dia 12 – Eixo temático: Urbanização para todos
12h às 13h: Credenciamento
13h às 13h40: Solenidade de abertura
13h40 às 14h20: Painel: Festival da Onça
14h20 às 15h20: Urbanizar sem deixar ninguém para trás (Festival da Onça + Território do Bem + Nataly Volcaty, mediadora)
15h30 às 16h10: Painel: Acupuntura Urbana (Instituto Jaime Lerner)
16h10 às 16h30: Coffee-break
16h30 às 18h: Aula Magna: Urbanização de Favelas e Habitação de Interesse Social – Elisabete França
Dia 13 – Eixo temático: Cidade para as pessoas
12h às 13h: Credenciamento
13h às 13h40: Painel: Arquitetura Faz Bem – Antonio Neto
13h40 às 14h20: Painel: Cidades caminháveis (Instituto Caminhabilidade)
14h20 às 15h30: Debate: Cidades amigas da idade (Urban95 + Dr. Milton Crenitte)
15h30 às 16h: Coffee-break
16h às 17h30: Palestra: O Trunfo das Cidades Médias – Raul Juste Lores
17h30 às 18h: Cerimônia de encerramento
O evento é uma idealização do Instituto de Inovação, Conhecimento e Ciências Aplicadas (ICCA) e conta com fomento da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, patrocínio ouro do Grupo Águia Branca, patrocínio prata da Decolores e apoio da UVV.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla, com acesso também pelo Instagram do projeto @cidades_2030.
*Sob supervisão de Erik Oakes