Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Jaguaré se torna capital do conilon com feira internacional

Capacidade de produção de Jaguaré é destaque na abertura da FICC

Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto-legenda: Marcos Guerra, prefeito de Jaguaré (ES) / Crédito: Divulgação

O Espírito Santo deve atrair holofotes do setor cafeeiro no fim de novembro com a realização da primeira Feira Internacional do Café Conilon (FICC). Entre os dias 27 e 29, Jaguaré receberá cerca de 20 a 30 mil visitantes para uma programação gratuita que reúne 14 painéis, palestras, visitas técnicas, concursos de qualidade e atrações culturais. As inscrições para participar do evento abrem em 11 de novembro, no site oficial ficconilon.com.br.

Realizado no Parque de Exposições Alfeu Sossai, o encontro pretende reforçar o protagonismo capixaba na produção de conilon — o Estado responde por 70% da produção nacional e movimenta, segundo o Incaper, 49 mil propriedades rurais dedicadas ao cultivo.

Entre os nomes confirmados estão especialistas como Marcus Magalhães, que também assina a curadoria da feira; Juliana Quintela (B3); Marco Antônio dos Santos (Rural Clima); Vinícius Schiavo (OCB); Celírio Inácio (ABIC); Aguinaldo Silva (ABICS); e o produtor Lucas Venturim (Café Venturim). Eles vão discutir temas que vão do impacto das mudanças climáticas à valorização do café nos mercados internacionais.

Para Magalhães, o evento nasce com vocação global. “A internacionalidade tem duas faces: trazer o mundo para o Espírito Santo e levar o Espírito Santo para o mundo. Queremos mostrar a riqueza produtiva e cultural do nosso conilon”, afirma.

O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, vê a feira como um divisor de águas para o município. Segundo ele, a realização do evento evidencia a força da agricultura local e abre novas oportunidades de negócios e parcerias para os produtores.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destaca que o conilon capixaba é referência mundial em produtividade, tecnologia e qualidade. Ele afirma que a FICC funcionará como vitrine para reforçar essa liderança.

Além da programação técnica, a feira também contará com 80 expositores, workshops, aulas-show, exposição de máquinas e equipamentos, gravação de podcast ao vivo, roteiros de agroturismo, praça de alimentação e shows regionais. A programação cultural celebra a região do Verde e das Águas, que reúne Jaguaré e outros seis municípios do Norte do Estado.

A seguir, os destaques da programação:


Programação

Quinta-feira – 27 de novembro

  • 8h30–11h – Visita técnica a lavoura de café (Fazenda Calvi do Brasil)

  • 10h–21h – Praça de alimentação

  • 10h–15h – Cupping final do 4º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Jaguaré

  • 10h–22h – Exposição

  • 13h30–17h30 – Abertura, painéis e palestras com Marcus Magalhães, Adetur, Romário Gava Ferrão, prefeito Marcos Guerra, secretários Victor Coelho e Enio Bergoli, autoridades consulares e governador Renato Casagrande

  • 17h30–18h – Premiação do concurso de qualidade

  • 18h–22h – Atrações culturais

Sexta-feira – 28 de novembro

  • 9h–17h – Painéis e palestras sobre mercado financeiro, cooperativismo, clima, consumo, arranjo produtivo do solúvel e exportação

  • 10h–22h – Exposição

  • 10h–21h – Praça de alimentação

  • 18h–22h – Atrações culturais

Sábado – 29 de novembro

  • 10h–17h – Programação técnica com temas como sustentabilidade, turismo rural e desenvolvimento regional

  • 10h–22h – Exposição

  • 10h–21h – Praça de alimentação

  • 18h–19h – Encerramento oficial

  • 18h–22h – Shows

  • 21h – Encerramento da feira


Serviço

Primeira Feira Internacional do Café Conilon (FICC)
Data: 27 a 29 de novembro de 2025
Local: Parque de Exposições Alfeu Sossai, Jaguaré
Entrada: gratuita
Credenciamento: ficconilon.com.br
Realização: Adetur
Parceria: Prefeitura de Jaguaré
Patrocínio: Banestes
Apoio governamental e institucional: Aderes, Setur, Secti, Seag, Governo do Estado, Senac/Fecomércio, FAES/Senar/Sindicatos, Sistema OCB, ABIC, ABICS, CNC, CCCV, Cecafé, Sincafé, SindCafé, Somos Coop, SCCES.

Capacidade de produção de Jaguaré é destaque na abertura da FICC

Jaguaré se torna capital do conilon com feira internacional

Capacidade de produção de Jaguaré é destaque na abertura da FICC