Por assessoria / Foto: Enivaldo dos Anjos, prefeito de Barra de São Francisco / Crédito: Divulgação
A Prefeitura de Barra de São Francisco segue avançando em mais uma importante obra de infraestrutura urbana: a implantação da nova avenida que conectará o bairro Campo Novo — na altura da ponte — aos bairros Kikito, Bambé e às proximidades da concessionária Mol Veículos, no bairro Nova Barra. A via também servirá como acesso direto à cidade de Mantena (MG) e a outras regiões vizinhas, fortalecendo a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional.
Atualmente, a obra está na etapa de aplicação da camada de PGS (brita graduada simples), fundamental para estabilizar o solo e preparar o terreno para a pavimentação. Na sequência, será realizado o calçamento com blocos de concreto (bloquetes), que garantem maior durabilidade, segurança e qualidade ao tráfego de veículos e pedestres.

O projeto está sendo executado por meio de um convênio no valor de R$ 8.011.600,88, firmado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A avenida seguirá margeando o Córrego Bambezinho até o bairro Nova Barra, funcionando como um novo eixo de mobilidade urbana.
A via será destinada exclusivamente ao tráfego de veículos leves, tornando-se uma alternativa à ES-381, o que contribuirá para reduzir o fluxo de veículos pesados em áreas residenciais, aumentando a segurança e melhorando a qualidade de vida dos moradores.
O percurso completo da nova via será traçado pela Rua Felipe Vitorino Corrêa, que se inicia após a Rua Vereador Alacy Costa. A avenida atravessará os bairros do trajeto e seguirá pelos fundos do Córrego Bambezinho, finalizando nas proximidades da APAE, no bairro Bambé.
Avenida Ery Silva Fortes
Em conformidade com o Projeto de Lei nº 1.229/2022, a nova avenida receberá o nome de Avenida Ery Silva Fortes, em homenagem à moradora francisquense falecida em 2022, aos 88 anos. Dona Ery foi uma figura muito querida pela população e esposa do saudoso Hugo Vargas Fortes, do tradicional Cartório Vargas Fortes. A homenagem reconhece sua história, contribuição e legado para o município.